• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 13:52:35 -03
    Roberto Dias

    Nosso semiparlamentarismo bem que podia aproveitar a crise para evoluir

    06/07/2017 02h00

    Lula Marques/Folhapress
    BRASÍLIA, DF, 15.04.2006: BRASÍLIA 50 ANOS - Vista do Congresso Nacional. (Foto: Lula Marques/Folha Imagem/Folhapress)
    O Congresso Nacional, com o Senado à esquerda e a Câmara à direita

    SÃO PAULO - Emmanuel Macron, o novo presidente francês, quer reduzir em um terço o Legislativo nacional. São 577 deputados e 348 senadores num país de 67 milhões de habitantes. O Brasil, com população de 208 milhões, tem menos parlamentares: 513 deputados e 81 senadores.

    É muito ou pouco? Supondo que Macron tenha sucesso, a França chegaria a 1 deputado para 174 mil pessoas, contra cerca de 405 mil no caso da Câmara brasileira. Bem mais econômicos são os americanos, com 1 deputado a cada 747 mil habitantes.

    Lá como cá não faltam discussões sobre a distância entre eleitor e eleito. No nosso caso, existe ao menos um aspecto positivo nestes tempos bicudos: raras vezes, se é que alguma, os brasileiros se viram tão forçados a ficar de olho no Congresso.

    Os eleitores podem não lembrar em quem votaram para deputado, mas assistiram ao vivo e devem assistir novamente ao voto deles sobre a Presidência. Foram expostos, inclusive aos berros, à vida familiar e religiosa de vários parlamentares no impeachment de Dilma. Viram na TV dezenas de fichas de envolvidos na Lava Jato. Escutaram regras e mais regras de trâmites das Casas, sobre impeachment, denúncia, cassação, reformas —e até passaportes.

    Isso para não falar das biografias que emergiram do anonimato, como agora acontece com Sergio Zveiter, o relator da denúncia contra Temer, e com os tantos que viraram ministros, a ponto de ser este um Congresso com boa base no governo.

    Tamanha simbiose decerto ajudou a imagem da Presidência a ombrear a do Congresso —ou melhor, "acalcanhar", dado que só 3% dizem ter muita confiança em cada instituição.

    A fazer desse limão uma limonada, nosso atual semiparlamentarismo bem que poderia evoluir e perder o "semi". Não resolveria todos os problemas, mas talvez as crises fossem menos traumáticas. Como já decretou um filósofo legislativo, pior do que está não fica.

    roberto dias

    Jornalista é secretário de Redação da área de Produção da Folha, onde trabalha desde 1998. Escreve às quintas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024