• Colunistas

    Wednesday, 24-Apr-2024 22:10:13 -03
    Roberto Dias

    No país dos 30 dedinhos, até CNH no celular é progresso

    27/07/2017 02h00

    José Cruz /Agência Brasil
    Imagem mostra leitura de código digital implantado em habilitações; documento digital começa a valer em 2018
    Imagem mostra leitura de código implantado em habilitações; versão digital começa a valer em 2018

    SÃO PAULO - Tem que tirar carteira de identidade? O Estado brasileiro vai escanear seus dez dedos. Está querendo passaporte? O Estado pedirá suas digitais novamente. Precisa votar? O Estado fará seu registro biométrico uma vez mais.

    A novela recente com os passaportes é um lembrete de como nossa modernidade é atrasada.

    Não só pela falta de emissão de um documento de alto custo, R$ 257 (um inglês, com renda quase cinco vezes maior, faz o seu por R$ 299). Nem só porque o dinheiro arrecadado dá e sobra para bancar a operação.

    O agendamento ordeiro do pedido na PF não oblitera o fato de que, superada a barreira orçamentária, o governo exigirá das pessoas dados que o Estado já registrou, como provar que está em dia com a Justiça Eleitoral e o serviço militar.

    Nossa vida em preto e branco aparece com nitidez na imensa repercussão que têm novidades como a carteira de habilitação no celular ou a CNH servindo de RG mesmo vencida.

    Progresso real, porém, é lento. A identidade única, sancionada neste ano, deve vigorar só em 2022 —e uma previsão de cinco anos por aqui vale o mesmo que um bilhete de loteria.

    A escala populacional não é boa desculpa, como mostram as duas referências mundiais no assunto.

    Uma delas, com 1,3 milhão de habitantes, é o país mais digitalmente avançado do mundo, onde a identificação única faz também as vezes de cartão bancário e permite votação online: a Estônia.

    Outra é a Índia, com 1,3 bilhão de habitantes. Vai se tornar a nação mais populosa de todas tendo registrado digitais e íris das pessoas num sistema chamado Aadhaar, de grande utilidade para políticas sociais.

    O mundo anda mais rápido do que nós. Nesta semana mesmo, no tour de João Doria pela China, a administração paulistana pôde testemunhar como os chineses vão acelerados: na cidade de Yinchuan, o Bilhete Único é o próprio rosto do morador.

    roberto dias

    Jornalista é secretário de Redação da área de Produção da Folha, onde trabalha desde 1998. Escreve às quintas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024