• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 06:17:42 -03
    Rogério Gentile - Euclides Santos Mendes

    O ministro e as máscaras

    31/10/2013 03h30

    SÃO PAULO - Quatro dias depois de um coronel da Polícia Militar de São Paulo ter sido espancado covardemente por encapuzados, quase linchado durante um protesto, o ministro Gilberto Carvalho achou por bem passar a mão na cabeça dos tais "black blocs". Convidou-os para um "diálogo".

    Ex-seminarista, instalado há dez anos no Palácio do Planalto, Carvalho disse que é necessário compreender o que chamou de "fenômeno social" para chegar à raiz do problema. Em sociologuês, afirmou que "é preciso entender até que ponto a cultura da violência vivida na periferia já emigrou para esse tipo de ação".

    As imagens das agressões ao coronel da PM, disponíveis na internet, são reveladoras sobre o conceito de "ação" do ministro. Em meio a gritos de "pega, pega", o coronel Reynaldo Simões Rossi é cercado por um grupo de mascarados, que o agride na base da paulada. Tenta fugir, cai no chão, mas continua a apanhar. Na confusão, consegue se levantar, corre, sofre chutes e novas cacetadas. Só escapa quando um policial, de arma em punho, o puxa pelo braço. Ele deu sorte. Sofreu apenas fraturas nas omoplatas e ferimentos na cabeça e no corpo. Poderia ter morrido.

    Note-se que o ministro, tolerante com os "black blocs", dizendo que "não basta criminalizar essa juventude", não proferiu nenhuma palavra de solidariedade para com o coronel. Tampouco mostrou-se interessado em colher sua opinião sobre o tal "fenômeno social".

    Carvalho já se mostrou mais indignado. Quando militantes do PT foram hostilizados em junho, após tentarem participar da celebração pelo recuo no aumento das tarifas de ônibus e metrô, o ministro reclamou. "Sem partido, no fundo, é ditadura. Temos de ficar muito atentos a isso", afirmou.

    Como a fase agora é de compreensão, fica a dúvida: o diálogo do ministro com os vândalos será com ou sem máscara?

    rogério gentile

    Escreveu até março de 2016

    Foi secretário de Redação da Folha. Entre outras funções, foi editor da coluna "Painel" e do caderno "Cotidiano".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024