• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 04:23:04 -03
    Rogério Gentile

    São Pedro não dá conta

    04/12/2014 02h00

    SÃO PAULO - Não é de hoje que Alckmin culpa São Pedro pela crise do abastecimento de água de São Paulo. Em 2003, quando houve uma situação similar à de agora, ainda que menos grave, o já governador dizia que o problema era "decorrente da maior estiagem em 70 anos".

    Onze anos depois, apesar de vários estudos técnicos alertarem que a região metropolitana consumia muito mais água do que o recomendável (quase o dobro do indicado pela ONU) e produzia bem menos do que o necessário (um décimo do valor considerado como crítico), Alckmin continua a dizer a mesma coisa –a diferença é que agora estamos "na maior estiagem em 80 anos".

    O ponto principal é que o Estado não se preparou adequadamente para uma nova temporada de seca. De 2003 para cá, o consumo de água aumentou 20,9% na área de atuação da Sabesp, mas a produção cresceu apenas 8,26%. Além disso, a empresa continua com um índice altíssimo (24,4%) de perdas na distribuição (vazamentos e fraudes), sem cumprir a própria meta de redução (deveriam ser de 20,4%). No Japão, o índice é de apenas 3%.

    Entre outras medidas preventivas, São Paulo poderia, por exemplo, há muito tempo ter elevado o preço da água para frear o consumo ou ter instituído uma sobretaxa para quem gastasse em demasia. No início do ano, o governador chegou a anunciar uma "multa", mas desistiu por conta da eleição. Anteontem, voltou a falar sobre o assunto.

    É evidente, no entanto, que o governo paulista não é o único responsável pela situação. Nas últimas décadas, autoridades das mais diversas instâncias não apenas fecharam os olhos como estimularam a ocupação urbana nas regiões de mananciais. E ainda continuam a fazer. Haddad, não faz 10 dias, em plena crise hídrica, autorizou a construção de moradias populares para 14 mil pessoas perto da represa do Guarapiranga.

    Sem colaboração aqui embaixo, São Pedro não dá conta.

    rogério gentile

    Escreveu até março de 2016

    Foi secretário de Redação da Folha. Entre outras funções, foi editor da coluna "Painel" e do caderno "Cotidiano".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024