• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 09:00:14 -03
    Rogério Gentile

    O cenário péssimo

    22/01/2015 02h00

    SÃO PAULO - A crise no abastecimento de água de São Paulo, que era preocupante, começa a ficar assustadora. Com 30 dias de verão nas costas, as chuvas continuam muito abaixo da média histórica.

    Os reservatórios, que deveriam estar enchendo, acumulando forças para o verdadeiro período de seca, no inverno, continuam a cair. O governo fala agora até em trazer água da represa Billings, que, em tese, poderia atender 4,5 milhões de pessoas, mas é poluída em muitos trechos.

    No cenário ideal, de tranquilidade, o sistema, considerando todos os reservatórios que atendem a região metropolitana, precisaria chegar ao final da estação chuvosa, em abril, com 65% de sua capacidade. Nem mesmo o mais cândido dos aliados de Alckmin, o governador que em novembro declarou que a crise "estava com os dias contados", acredita que isso vá acontecer.

    No cenário difícil, mas contornável, ainda que com algum desconforto para a população semelhante ao que já ocorre hoje, os reservatórios precisariam terminar o verão com cerca de 25%. Estão com 14%. Um mês atrás estavam com 14,2% (cerca de 5 bilhões de litros a mais).

    Em novembro, quando não sabia ainda que seria indicado por Alckmin para a presidência da Sabesp, o engenheiro Jerson Kelman falou em entrevista ao jornal "Brasil Econômico" sobre o que ele chamava de "cenário péssimo".

    Segundo Kelman, esse cenário, que dizia considerar então pouco provável, seria aquele em que os reservatórios não recuperariam nada no período das chuvas. "Aí é uma tragédia, pode ter caos em São Paulo."

    Levando em conta os dados oficiais das represas e o que disse o atual presidente da Sabesp, não há como dourar a pílula. O cenário péssimo é exatamente o que está ocorrendo neste início de verão. Se os reservatórios não começarem a encher, São Paulo passará por momentos muito difíceis, talvez dentre os piores de sua história.

    rogério gentile

    Escreveu até março de 2016

    Foi secretário de Redação da Folha. Entre outras funções, foi editor da coluna "Painel" e do caderno "Cotidiano".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024