• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 08:42:22 -03
    Ronaldo Lemos

    Google Glass veio romper barreira entre mídia e vida

    20/05/2013 03h00

    Quem estuda comunicação conhece a distinção entre mídias "lean back" ("inclina para trás", como a TV) e "lean forward" ("inclina para frente", como a internet). As primeiras ligadas à contemplação. As segundas, à ação.

    Só que essa distinção está para cair por terra. O prenúncio é a chegada do Google Glass, que integra consumo de mídia com a vida, simultaneamente.

    Cineastas "revolucionários" como Eisenstein ficavam incomodados com o fato de o cinema ser mostrado para pessoas em repouso. A ideia era que os filmes provocassem a ação política, mas como fazer isso com as pessoas sentadas na poltrona?

    Com o Google Glass (e outras tecnologias que virão) surge a primeira mídia que muda essa percepção. É possível consumir mídia e agir ao mesmo tempo. E mais: coordenar a ação com outras pessoas conectadas, em tempo real.

    Isso faz a alegria dos candidatos a Eisenstein dos nossos dias. E desperta preocupações (a mesma lógica dos simpáticos flash mobs foi também usada nos saques das lojas de Londres).

    Os smartphones são um passo ainda imperfeito na integração de mídia e vida. Neles é preciso alternar "atenção" e "ação" o tempo todo. Daí os fenômeno dos "zumbis" de celular, que andam pelas ruas esbarrando nos outros (mais gente morre hoje nos EUA ao dirigir enviando textos no celular do que por beber e dirigir).

    Com o Google Glass o vórtice da mídia quer envolver todos os recantos da vida (levando anúncios até lá). Claro, tudo isso se a tecnologia pegar. Pode ser que as pessoas ainda não estejam preparadas para trocar sua consciência fashion por um mergulho permanente na mídia.

    ronaldo lemos

    É advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITSrio.org). Mestre em direito por Harvard. Pesquisador e representante do MIT Media Lab no Brasil. Escreve às segundas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024