• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 05:16:20 -03
    Ronaldo Lemos

    Expectativas para 2014

    DE SÃO PAULO

    23/12/2013 03h30

    Fim do ano, hora de fazer o balanço de 2013. As várias listas ajudam a navegar no oceano de informações. Chega também o momento de fazer apostas sobre o que vai decolar no ano seguinte.

    A revista "Wired" aposta nas "tecnologias vestíveis", puxadas pelo aguardado Google Glass. Blogs de tecnologia apostam no movimento "Maker", o faça você mesmo digitalizado. Essa é uma boa aposta, inclusive para o Brasil. Sites como o Fazedores.com sinalizam a tendência também aqui.

    Outra tecnologia importante para o próximo ano será o BLE (Bluetooth Low Energy). O nome hoje soa obscuro, mas vem com a promessa de transformar o cotidiano. BLE são pequenos sensores espalhados aos milhões por toda parte, que vão conversar com nosso celular sem a necessidade de tirá-lo do bolso.

    O BLE permite ir a um restaurante, comer e sair sem ter de pagar a conta. Ela já vai ter sido paga automaticamente pelo celular. Permite também ir ao supermercado e ver um mapa com a localização de cada produto procurado. Ou entrar em uma loja e receber um guia de compras e ofertas personalizado, já que a loja vai saber quem você é por meio do celular.

    A mudança chega também aos relacionamentos. Enquanto andamos pela rua, nosso celular poderá discretamente "paquerar" o celular das pessoas em volta.

    Claro que com as tecnologias vestíveis e com o BLE a privacidade vira uma enorme questão. Resta esperar que alguém do movimento Maker invente alguma boa solução para lidar com isso.

    *

    JÁ ERA
    Qr Codes

    JÁ É
    NFC (comunicação de campo próximo, na sigla em inglês)

    JÁ VEM
    BLE (Bluetooth de baixo consumo energético)

    ronaldo lemos

    É advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITSrio.org). Mestre em direito por Harvard. Pesquisador e representante do MIT Media Lab no Brasil. Escreve às segundas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024