• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 09:25:09 -03
    Ronaldo Lemos

    Investidores tecnológicos criam gororoba alimentar

    13/01/2014 03h30

    Esse é um bom desafio para o meu colega Josimar Melo, crítico gastronômico da Folha. Um engenheiro, apoiado por uma campanha de financiamento coletivo e por investidores pesos-pesados em tecnologia, criou o alimento batizado de Soylent.

    Trata-se de uma gororoba que vem na cor "nude" (a palavra "bege" anda fora de moda) e que substitui qualquer outro alimento. A ideia é não comer mais nada, bastando comer o Soylent.

    Para provar o conceito, o criador do produto, Rob Rhinehart, realizou testes em si mesmo. Viveu 30 dias dele. Um jornalista da revista "Wired" fez o mesmo por uma semana, ingerindo 3 litros do produto por dia. Disse que "economizou tempo, não tendo que planejar ou preparar as refeições".

    Esse é aliás o principal marketing da empresa: "E se você nunca mais tivesse que se preocupar com comida?". O jornalista chegou também a uma constatação evidente: o que entra líquido, também sai líquido.

    O Soylent é feito de proteína de arroz, azeite, maltodextrina e aditivos químicos, entre outros ingredientes. A empresa diz que a fórmula tem tudo o que um humano precisa para viver de forma saudável. Curiosamente, o nome vem de um filme de ficção científica B estrelado por Charlton Heston, chamado "Soylent Green".

    Nele a população da Terra passa a viver de uma farinha feita de seres humanos (dá-lhe humor negro). Mas o mais interessante é pensar no papel da tecnologia em tudo isso. Pelo visto, o Vale do Silício –berço do produto–, que vive de humanizar as máquinas, resolveu entrar de vez também no negócio de desumanizar as pessoas.

    *

    JÁ ERA
    Cigarros em ambientes fechados

    JÁ É
    Cigarro eletrônico

    JÁ VEM
    Proibição do cigarro eletrônico em lugares fechados

    ronaldo lemos

    É advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITSrio.org). Mestre em direito por Harvard. Pesquisador e representante do MIT Media Lab no Brasil. Escreve às segundas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024