• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 12:36:53 -03
    Ronaldo Lemos

    A melhor série de 2014

    23/12/2014 02h00

    Na minha opinião, a melhor série de 2014 não foi nenhuma das mais comentadas: "Walking Dead", "Game of Thrones", "True Detective" e outras que inevitavelmente aparecem na lista de melhores. A melhor série do ano foi "Halt and Catch Fire" ("pare e incendeie").

    Nome que faz referência ao comando capaz de interromper o funcionamento de um computador. Por exemplo, nos antigos pentium, o comando F00F C7C8 fazia o computador parar de funcionar (algo bastante explorado por hackers).

    A série se passa em 1983, quando a ideia de se ter um computador em casa apenas começava a fazer sentido. Naquele tempo, ainda era possível que aventureiros sonhassem em competir com empresas como a Apple, a Microsoft e mesmo a monolítica IBM.

    Tanto é que a série se passa no Texas e mostra como criadores de gado investiam suas economias em empresas de tecnologia de ponta (a Texas Instruments, com sede na cidade de Dallas, é hoje a terceira maior fabricante de semicondutores do mundo).

    Nesse cenário, três personagens se juntam com o objetivo de criar um "clone" mais rápido e barato dos computadores da IBM. O primeiro é um ambicioso ex-executivo da empresa chamado Joe MacMillan. Movido por um desejo de vingança pessoal, ruma ao Texas com uma agenda de confrontar a empresa. Para quem já assistiu a "Mad Men", é um personagem que não fica atrás do icônico Don Draper.

    A outra protagonista é Cameron Howe, uma jovem programadora com ideias muito a frente do seu tempo (por exemplo, ela já deduz o papel que a internet teria dali a 12 anos). Cameron é a punk rebelde que introduz um elemento de caos em toda a série. Sua tarefa é nada menos do que recriar do zero o software que permite aos computadores IBM funcionarem (a chamada BIOS). Enquanto faz isso, ela ouve o que há de melhor da cena musical punk e hardcore do período. Trilha sonora que vai agradar aos leitores antenados da Folha com mais de 35 anos de idade.

    O terceiro personagem, Gordon Clark, é um engenheiro nerd frustrado, que teve seu momento de glória no passado ao tentar criar seu próprio computador, mas que no momento em que a série se inicia contenta-se em chefiar a equipe de vendas da empresa.

    A junção desses três personagens cria um núcleo dramático explosivo. Isso faz com que "Halt and Catch Fire" seja o laboratório perfeito para estudar como a tecnologia mudou completamente as vida das pessoas. E mostrar o papel dos indivíduos (e seus fantasmas) na origem dessas transformações que hoje afetam bilhões.

    Não é coincidência que a série é produzida pelo canal AMC, o mesmo que criou Mad Men. A primeira temporada ainda é inédita no Brasil (deve estrear por aqui em 2015), mas está disponível na íntegra no iTunes dos EUA. Assistir aos seus dez episódios na íntegra é bom programa para quem quiser se desconectar dos e-mails e das redes sociais no fim do ano.'

    *

    JÁ ERA
    Mundo sem câmeras

    JÁ É
    Câmeras espalhadas por toda a cidade

    JÁ VEM
    Câmeras na sala de aula para vigiar o professor (como fez a Universidade Harvard)

    ronaldo lemos

    É advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITSrio.org). Mestre em direito por Harvard. Pesquisador e representante do MIT Media Lab no Brasil. Escreve às segundas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024