• Colunistas

    Wednesday, 08-May-2024 01:17:09 -03
    Ruy Castro

    "Kalu" em Abbey Road

    29/11/2014 02h00

    RIO DE JANEIRO - Quando Marlene Dietrich veio ao Rio, em 1959, para cantar no Copacabana Palace, Sergio Porto escreveu que a visita tinha 36 anos de atraso. Segundo ele, o Copa convidara Dietrich para sua inauguração em 1923, mas o "Anjo Azul" não vira sentido em sair de Berlim e se desabalar para tão longe. E se, agora, aceitara vir ao Brasil era porque já estava "pela bola sete".

    Era só uma blague porque, em 1923, Marlene mal existia e ainda levaria sete anos para fazer "O Anjo Azul". E se, aos 58 anos, estava vindo ao Brasil, era porque se tornara uma cantora e vivia pelos palcos do mundo. Mas estava longe de ser uma anciã –o jovem Burt Bacharach, que viajava com ela, não era apenas seu pianista. Dois anos depois, Marlene faria mais um importante filme, "Julgamento em Nuremberg", e teria uma bela tarde a sós com o presidente Kennedy na Casa Branca.

    O que Sergio queria dizer, com um certo complexo de vira-lata, é que os grandes cartazes só vinham ao Brasil em fim de carreira. Mas não era verdade. O Rio sempre foi visitado por astros no auge: Sarah Bernhardt, Caruso, Isadora Duncan, Mistinguett, Josephine Baker, Maurice Chevalier, Bing Crosby, Edith Piaf, Nat "King" Cole.

    É verdade que, dos Beatles, só Paul McCartney se aventurou por aqui, e muito depois do fim do conjunto. Mas, de algum tempo para cá, Paul não sai do Brasil. Parece vir de três em três meses, e cada vez mais desfrutável. Vai acabar no programa do Gugu.

    E daí? Ele é um Beatle, e tudo que o cerca parece mágico. Abbey Road, por exemplo. Era o título de um disco, o cenário de uma foto e um lugar de onde saíam maravilhas. E saíam mesmo. Abbey Road é o endereço da EMI em Londres, e milhares de artistas gravaram lá antes dos Beatles. Uma delas, a nossa Dalva de Oliveira. Sim, foi em Abbey Road, em 1953, que Dalva gravou seu imortal "Kalu".

    ruy castro

    É escritor e jornalista. Considerado um dos maiores biógrafos brasileiros, escreveu sobre Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda. Escreve às segundas,
    quartas, sextas e sábados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024