• Colunistas

    Tuesday, 21-May-2024 01:36:23 -03
    Ruy Castro

    O Brasil patafísico

    11/12/2015 02h00

    RIO DE JANEIRO - Uma frase na coluna de quarta-feira, em que atribuo à presidente Dilma Rousseff um "estilo patafísico de falar e governar" (O dilmês em seu apogeu, "Opinião", 9/12), intrigou alguns leitores. "O que é patafísico? A palavra não consta do Aurélio e do Houaiss", escreveram. Fui conferir e, de fato. Mas está na Wikipedia, com seu significado oficial instituído pelo Collège de Pataphysique, órgão fundado em 1948, em Paris, e dedicado ao seu estudo por luminares como Ionesco, Jacques Prévert, Raymond Queneau, Boris Vian, Henri Jeanson e Siné.

    A patafísica é a ciência das soluções imaginárias. Segundo seus teóricos, opera a desconstrução do real e a sua reconstrução no absurdo. Foi criada pelo dramaturgo e escritor francês Alfred Jarry (1873-1907) e apareceu num romance póstumo, "Os Gestos e Opiniões do Dr. Faustroll, Patafísico", de 1911. Jarry é mais famoso pelo rei Ubu, personagem cultuado há muito no Brasil por Cacá Rosset e o Teatro do Ornitorrinco.

    Há uma explicação para a patafísica ser tão pouco conhecida por aqui. É porque seu conceito é mesmo vago e não parecia ter aplicação na nossa vida prática. Mas, de alguns anos para cá, passou a ter. Quem entre nós são os grandes praticantes das soluções imaginárias? E quem tem mais se dedicado a desconstruir o real e reconstruí-lo no absurdo?

    Há mais de um ano, durante a campanha eleitoral, muitos já diziam que gostariam de viver no Brasil do PT –um país à prova de crises, em que as contas estavam nos trinques, os empregos se multiplicavam, a energia sobrava, o superavit primário era um colosso, gastava-se sem produzir e, em breve, cada casebre teria uma TV de LED de 50 polegadas e um carro na porta.

    Um projeto digno do Ubu: desconstruir o Brasil real e reconstruí-lo no absurdo. Os patafísicos Dilma e Lula conseguiram.

    ruy castro

    É escritor e jornalista. Considerado um dos maiores biógrafos brasileiros, escreveu sobre Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda. Escreve às segundas,
    quartas, sextas e sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024