• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 08:31:39 -03
    Ruy Castro

    Pizza por drone

    31/08/2016 02h00

    Domino's/Handout via Reuters
    A pizza delivery drone sits with a pizza box underneath before a test flight in Auckland, New Zealand, August 25, 2016. Domino's/Handout via REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. EDITORIAL USE ONLY. NO RESALES. NO ARCHIVE. ORG XMIT: SYD98
    Demonstração de entrega com drone de pizza da rede Domino's na Nova Zelândia

    RIO DE JANEIRO - Não ria, mas a entrega de pizzas nas noites de sexta e sábado é um problema para as grandes cidades. Em nome do conforto das famílias, os motoboys das pizzarias tomam as ruas com a preciosa carga, infernizam o trânsito, comprometem o ambiente com seus canos de descarga e neurotizam os motoristas fazendo bibibi. Sei bem que, diante do prazer que as pizzas proporcionam, seus consumidores fazem vista grossa a isso e ao despropósito de se comprometer um veículo de 200 kg para transportar um pacote de 2 kg.

    Mas a tecnologia se preocupa. Nos anos 1990, quando o fax era a última palavra em transmissão de textos e imagens, cogitou-se usar o aparelho para transmitir pizzas. Naturalmente, era impossível. Mas o conceito se revelou praticável há alguns anos, quando a Nasa anunciou a existência de máquinas capazes de imprimir comida em 3D e transmiti-la à distância. O primeiro prato a ser criado, para astronautas em missões de longo alcance e duração, seria a pizza. Ainda não se sabe se deu certo, porque a Nasa é avara em revelar o resultado de suas experiências.

    Agora, graças à Amazon e ao Google, são os satélites que trazem uma solução nova: a entrega por drone. Pede-se a pizza pelo celular; ela é acomodada num drone equipado com GPS e, em poucos minutos, chega, fofa e quentinha, à porta do prédio ou casa do cliente. Pode-se recolhê-la já de guardanapo ao pescoço. Não congestiona as ruas, não polui, não faz barulho e deixa um perfume de orégano no ar.

    Mas há alguns inconvenientes. As autoridades não gostam que os drones voem à noite. A fiação aérea nas cidades não é favorável a objetos que voam baixo. E há ainda o risco de colisão com corujas e morcegos.

    Mas, pelo menos, 59 anos depois do Sputnik, ficamos sabendo para que se inventou o satélite. Para acabar em pizza.

    ruy castro

    É escritor e jornalista. Considerado um dos maiores biógrafos brasileiros, escreveu sobre Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda. Escreve às segundas,
    quartas, sextas e sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024