• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 21:12:14 -03
    Ruy Castro

    O radar é mais embaixo

    19/05/2017 02h00

    Pedro Ladeira/Folhapress
    Presidente Michel Temer diz que não irá renunciar à Presidência durante pronunciamento no Palácio do Planalto, em Brasília
    Durante pronunciamento no Palácio do Planalto, Michel Temer diz que não irá renunciar à Presidência

    RIO DE JANEIRO - Se há uma coisa de que nossos governantes não podem ser acusados é de ostentação. Ao contrário, são de tocante modéstia. Tendo a seu dispor os palácios de Brasília projetados por Oscar Niemeyer, mansões à beira-lago jorrando ouro pelas torneiras e outras dependências feéricas, são de grande discrição ao tratar de seus negócios.

    O ex-presidente Lula, por exemplo, ao ter uma importante pergunta a fazer ao aliado Renato Duque, não o convidou ao seu instituto, onde poderia manter uma conversação amena, servida de cafezinho, um copo d'água e, talvez, charutos. Preferiu o hangar de uma companhia aérea no aeroporto de Congonhas, sob o estrépito de turbinas, o alarido de mecânicos e funcionários e jatos chegando e saindo. Faz o seu gênero –ríspido, olhos nos olhos e, no caso, da boca à orelha.

    A então presidente Dilma Rousseff, ao chamar de Nova York a marqueteira Mônica Moura para uma conversa urgente, levou-a a uma longa caminhada pelos jardins do Alvorada, indiferente ao fato de que Mônica acabara de chegar de um voo de dez horas, JFK-BSB, convocada às pressas e sem tempo nem para passar em casa e retocar o rímel.

    E o deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), íntimo do presidente Michel Temer a ponto de entrar sem bater no gabinete de Temer no Planalto, obrigou o diretor da JBS Ricardo Saud a uma maratona por cafés, shoppings e pizzarias de São Paulo para receber deste a primeira das semanadas de R$ 500 mil que ganharia por 20 anos.

    Outra prova da frugalidade dessas administrações é que, podendo comprar luxuosos jogos de malas Vuitton, seus operadores preferem transportar valores em caixas de sapatos, sacolas, mochilas e cuecas. Ou então achavam que isso os deixaria fora do alcance do radar. Mas, como a Lava Jato está mostrando, o radar é mais embaixo.

    ruy castro

    É escritor e jornalista. Considerado um dos maiores biógrafos brasileiros, escreveu sobre Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda. Escreve às segundas,
    quartas, sextas e sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024