• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 14:04:03 -03
    Sady Homrich

    Custo e benefício

    20/02/2013 03h00

    Uma questão frequente entre os amantes de boas bebidas é a discrepância entre o valor cobrado na carta de um restaurante e no autosserviço (empórios, delicatessens e supermercados), com diferenças que podem ultrapassar 1000%.

    Um leitor atento observou que as cervejas indicadas têm sugestão de local de compra e o preço praticado pelo estabelecimento, com caráter simplesmente informativo, que nem sempre é o mais "em conta".

    Determinada cerveja poderia ser encontrada no supermercado pela metade do preço dito na coluna.

    Mais do que degustar a cerveja, a experiência que buscamos é consumir cultura. Cultura cervejeira, gastronômica e antropológica. Assim como os amantes do vinho e de todas as outras boas bebidas.

    Não encontrei palavras melhores que as do livro "A Mesa do Mestre-cervejeiro", escrito pelo norte-americano Garrett Oliver, da Brooklyn Brewery: "Parte do prazer de comer e beber bem está no cerimonial. Não estou falando de ostentação afetada de restaurantes franceses sérios em excesso, mas de talheres, pratos e copos agradáveis. Temperatura, copo e serviço são, no mínimo, tão importantes para a cerveja quanto para o vinho. Não se trata de uma questão de etiqueta: servir cerveja incorretamente pode estragar o sabor e o prazer da degustação".

    Essa é a ideia. Valorizar o investimento em uma boa carta, em um sommelier, em um set de copos, em geladeiras com temperaturas diferenciadas, em treinamento da brigada e em quem faz a gestão desse intrincado quebra-cabeças.

    E certamente irá encontrar cervejas que nunca estarão na gôndola do supermercado como as que seguem.

    CANTILLON GRAND CRU BRUOCSELLA 2001
    Bruxelas (Bélgica)
    ESTILO lambic
    TEOR ALCOÓLICO 5%
    PREÇO R$ 256 (750 ml)
    ONDE FrangÓ (tel. 0/xx/11/3932-4818)

    SEASONS BIGFOOT
    Porto Alegre (Brasil)
    ESTILO russian imperial stout
    TEOR ALCOÓLICO 10%
    PREÇO R$ 50 (310 ml)
    ONDE Empório Alto dos Pinheiros (tel. 0/xx/11/3031-4328)

    sady homrich

    Escreveu até dezembro de 2014

    Formado em engenharia química, Sady Homrich é especialista em cerveja e baterista da banda Nenhum de Nós. Em Porto Alegre (RS), organiza o encontro mensal Extra-Malte, sobre harmonização e novidades do mundo da cerveja.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024