• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 11:24:33 -03
    Sady Homrich

    Brasil em destaque

    16/10/2013 03h00

    O dicionário francês define "sommelier" como profissional responsável pelo serviço de vinhos e bebidas alcoólicas em um restaurante (feminino: sommelière). Quando as cervejas começaram a ganhar espaço, veio a especialização, com o sommelier de cerveja, ou beer sommelier.

    Desde a primeira turma formada pelas associações brasileira e internacional de sommeliers (ABS e AIS), em 2010, temos mais de 200 profissionais certificados com esse título. O programa inclui história da cerveja, matérias-primas, processo de fabricação, legislação, técnicas de degustação e análise sensorial, famílias e estilos de cervejas, serviço, marketing, saúde, mercado e harmonização com gastronomia. É profissão regulamentada no Brasil, por meio da lei 12.467, de 26/08/2011.

    Em setembro, dez brasileiros certificados pela Doemens Akademie/Senac concorreram no 3º Campeonato Mundial de Beer Sommelier, em Munique (Alemanha). Tatiana Spogis, gerente de marketing da importadora Bier & Wein, ficou em terceiro lugar entre 50 concorrentes de diversos países -de longe nossa melhor colocação nas três edições.

    Três etapas avaliaram conhecimentos específicos dos concorrentes, que puderam eleger, na prova decisiva, uma cerveja para descrever e propor a harmonização.

    Tatiana escolheu a alemã Colonia, da BraufactuM, no tradicional estilo kölsch, cujas garrafas estão no Brasil aguardando despacho aduaneiro. A taça foi para o alemão Oliver Wesseloh, que elegeu a americana Firestone Walker Double Jack para o teste final. O americano Don Lindsay foi o vice, avaliando a belga Duchesse de Bourgogne, indicada nesta coluna, no dia 1/5.

    Duchesse de Bourgogne
    Bélgica (estilo flandres oud bruin)
    Teor alcoólico 6,2%
    Preço R$ 22 (330 ml)
    Onde Cervejoteca (tel. 0/xx/11/5084-6047)

    Braufactum Colonia
    Alemanha (estilo kölsch)
    Teor Alcoólico 5,5%
    Preço sob consulta
    Onde Marcomannae (facebook.com/MarcomannaeCervejasEspeciais )

    *

    Dica do Burgomestre
    Radler significa "ciclista", em alemão, e batizou o estilo de cerveja preferido desse público para depois das pedaladas -um misto com suco ou refrigerante de limão. Já está no mercado a Kaiser Radler, com 60% de cerveja, 40% de suco de limão-taiti e apenas 2% de álcool (a garrafa de 335 ml sai por R$ 2,13 no Pão de Açúcar Delivery, paodeacucar.com.br ). É a aposta da Heineken Brasil para aumentar as vendas no verão.

    sady homrich

    Escreveu até dezembro de 2014

    Formado em engenharia química, Sady Homrich é especialista em cerveja e baterista da banda Nenhum de Nós. Em Porto Alegre (RS), organiza o encontro mensal Extra-Malte, sobre harmonização e novidades do mundo da cerveja.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024