• Colunistas

    Tuesday, 30-Apr-2024 20:07:06 -03
    Sady Homrich

    Cervejas natalinas

    11/12/2013 03h00

    É fácil comprar presente para mim. Uma boa cerveja sempre é bem-vinda, ainda mais as de Natal, sazonais que retornam todo final de ano.

    Nesta mesma época, em 2012, citei diversas cervejas com esse mote, enumerei várias belgas e fiz a ressalva que minha preferida não aportava no hemisfério Sul.

    Pois meu desejo foi atendido -e garanto que muitos cervejeiros terão ainda mais motivos para brindar na ceia. A cervejaria De Struise, de Oostvleteren, Bélgica, agora tem algumas de suas raridades importadas para o Brasil. Clara e de farta espuma, a cerveja é maturada por oito meses em diferentes barris.

    Depois de cinco anos, esse projeto de Natal ainda não tinha nome. Certo dia, o mestre-cervejeiro da Struise, Urban Coutteau, bebeu além da conta e, ao entoar "tsjeeses" (algo que sempre dizia quando a degustava), fez uma careta. A expressão virou uma caricatura, com touca de Papai Noel, e passou a ilustrar o rótulo dessa cerveja encorpada, com aromas de especiarias, forte caráter de lúpulo e alto teor alcoólico.

    As versões variam de acordo com a safra e o barril usado na maturação: a Reserva 2011 tem as opções PBA (envelhecida em barris de vinho do Porto) e BBA (que descansou em barris de bourbon).

    Das brasileiras, a Bamberg Weihnachts e a Baden Baden Christmas Beer (ambas de São Paulo) voltam à cena, trazendo em suas receitas parte de malte de trigo.

    Pioneira e referência nacional em cerveja de Natal, a catarinense Eisenbahn Weihnachts Ale de aroma frutado, sabor intenso e final seco, ganha mais uma edição e destaca-se pela ótima relação custo-benefício.

    DICA DO BURGOMESTRE

    Acompanhe a websérie de oito episódios produzida pela cervejaria Eisenbahn, dando dicas para tornar-se um cervejeiro caseiro. Apresentada por Juliano Mendes, Gerhard Beutling e Daniel Presser, está disponível no canal da Eisenbahn no YouTube (youtube.com/cervejaeisenbahn )

    Para beber

    STRUISE TSJEESES RESERVA BBA VINTAGE 2011
    Estilo Belgian Strong Ale
    Teor alcoólico 10%
    Preço R$ 53 (330 ml)
    Onde Empório Alto dos Pinheiros (r. Vupabussu, 305, Pinheiros; tel. 0/xx/11/3031-4328)

    EISENBAHN WEIHNACHTS ALE 2013
    Estilo American Amber Ale
    Teor alcoólico 6,3%
    Preço R$ 4,99 (355 ml)
    Onde Zaffari (r. Turiassú, 2.100, Pompeia; tel. 0/xx/11/3874-5000)

    sady homrich

    Escreveu até dezembro de 2014

    Formado em engenharia química, Sady Homrich é especialista em cerveja e baterista da banda Nenhum de Nós. Em Porto Alegre (RS), organiza o encontro mensal Extra-Malte, sobre harmonização e novidades do mundo da cerveja.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024