• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 17:41:13 -03
    Sady Homrich

    Italiana volta ao Brasil

    08/10/2014 02h00

    Você deveria jantar com Teo Musso e ouvir suas histórias. Sua recente passagem por São Paulo marcou a volta da importação de suas cervejas, pela Bier & Wein. Tive a oportunidade de estar à mesa com ele em um jantar no Terraço Itália, melhor visão da capital paulista.

    Musso é um revolucionário em um país de tradição vitivinícola. Filho de produtores de vinho do Piemonte, na Itália, ainda nos anos 1990 reabriu o único bar de Piozo, sua cidade natal, com 850 habitantes.

    Em vez de buscar conhecimento no vinho, desejo da família, foi atrás de técnicas cervejeiras na Bélgica e logo começou com uma produção de 500 litros, que a princípio não agradou à clientela. Mas perseverou e inseriu no léxico italiano os termos "birra artigianale" e "birrificio" –cerveja e cervejaria artesanais.

    A estratégia que bolou para difundir seu produto sem confrontar a cultura local foi trabalhosa. Distribuiu cervejas em 500 restaurantes pedindo que as oferecessem para quem não pedisse vinho na refeição. Deu certo e impulsionou um mercado que hoje conta com mais de 700 microcervejarias.

    A aproximação com o movimento Slow Food abriu seus olhos para os insumos locais, por isso lançou a Nazionale, primeira italian ale, produzida com malte da Basilicata e lúpulo de plantação experimental no Piemonte, 100% italianos.

    A definição de gastrobirra defendida por Teo ficou evidente na harmonização da Baladin Super, amber ale com aromas frutados e de marzipan. O chef Pascoale Mancini apresentou um assado de javali com polenta mole que trouxe à tona notas de amêndoas tostadas, em uma simbiose perfeita de sabores.

    BALADIN NAZIONALE
    Teor Alcoólico 6,5%
    Quanto R$ 33 (330 ml)
    Onde Ici Brasserie (tel. 11/3078-1313)

    BALADIN SUPER
    Teor Alcoólico 8%
    Quanto R$ 74 (750 ml)
    Onde Terraço Itália (tel. 11/2189-2929)

    DICA DO BURGOMESTRE
    Desta quarta (8) até o dia 26 será realizada a Oktoberfest de Blumenau (SC), a maior do país e a segunda maior do mundo. A abertura será às 22h, após o desfile na rua 15 de Novembro. A partir desta quinta, funciona de segunda a sexta a partir das 18h, e aos sábados e domingos a partir das 11h. Destaque para as cinco cervejarias artesanais locais distribuídas nos três pavilhões da Vila Germânica (oktoberfestblumenau.com.br)

    sady homrich

    Escreveu até dezembro de 2014

    Formado em engenharia química, Sady Homrich é especialista em cerveja e baterista da banda Nenhum de Nós. Em Porto Alegre (RS), organiza o encontro mensal Extra-Malte, sobre harmonização e novidades do mundo da cerveja.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024