• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 08:46:39 -03
    Sandro Macedo

    Caminho das Índias

    DE SÃO PAULO

    16/01/2015 02h00

    Para quem estava acostumado a poucas opções de cerveja até outro dia atrás, é assustadora a quantidade que o mercado oferece hoje. Parece que saímos da "Sessão da Tarde" direto para o canal de filmes sob demanda: gostou desse? Tem mais do gênero. Tem para todos os gostos.

    Não se espante com o volume de informação, é possível começar do básico. Para classificar a cerveja, a forma mais tradicional é separá-las pela fermentação. Temos duas grandes famílias, com muitos primos e parentes distantes: as lagers (baixa fermentação) e as ales (alta).

    E como esta é uma coluna de estreia, pareceu-me justo entregar uma preferência pessoal: sou fã das IPA (pronuncia-se "ai-pi-ei"), sigla para india pale ale. Trata-se de um estilo criado pelos ingleses, que tem por trás uma história curiosa.

    Reza a lenda que, no século 18, os colonizadores ingleses tentavam, sem sucesso, transportar para o Exército na Índia (os colonizados) sua tradicional cerveja, a pale ale. Mas a bebida chegava ao destino estragada após a longa travessia de navio, que durava meses.

    Foi quando um bravo cervejeiro teve a ideia de adicionar mais lúpulo à fórmula. Deu mais certo do que ele imaginava. O ingrediente não só se mostrou um bom conservante como deu à bebida características especiais, como amargor mais acentuado (IBU em torno de 50), sabor mais frutado e maior teor alcoólico.

    Alguns acham que a cerveja é muito forte para o clima brasileiro, mas, pense bem, ela caiu bem na Índia, aquele caldeirão destampado, com todo o respeito.

    E, sim, entre as IPAs também há algumas variações, mas guardemos isso para outra rodada.

    VOCÊ VIU?

    A marca Stedji, da Islândia, lançou em edição limitada (e sem previsão de chegar ao Brasil) a Hvalur 2, uma cerveja aromatizada com testículos defumados de baleia (para a fúria de ambientalistas).

    GLOSSÁRIO

    IBU é a medida de amargor (International Bitterness Units); quanto maior o número, mais amarga a cerveja. Uma american lager como a Skol tem 8 IBU.

    FULLER'S
    IPA clássica, com maltes e lúpulos ingleses, tem amargor moderado (50 IBU). De coloração âmbar, é levemente picante; numa escala onde 1 é leve e 5 encorpada, a cerveja é 2,5.
    TEOR ALCOÓLICO 5,3%
    QUANTO R$ 33,90 (500 ml)
    ONDE Asterix (tel. 11/3368-5610)

    6 O'CLOCK
    Dourada american IPA, parceria entre a brasileira Invicta e a americana Sixpoint; aromas cítricos, apesar do amargor (60 IBU); numa escala onde 1 é leve e 5 encorpada, a cerveja é 2,5.
    TEOR ALCOÓLICO 5,8%
    QUANTO R$ 26,20 (500 ml)
    ONDE Cerveja Gourmet (tel. 11/3675-0761)

    sandro macedo

    Cervejas

    sandro macedo

    Jornalista, foi editor do 'F5', da 'Folha Corrida' e repórter de bares do 'Guia Folha'. Escreve aos domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024