• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 02:08:10 -03
    Sandro Macedo

    Só na pressão

    06/05/2015 02h00

    Há alguns anos, escolher o melhor chope de São Paulo era basicamente avaliar onde o chope Brahma era tirado com mais destreza. Era como comprar bolacha recheada no mercado, não tinham tantas opções. A marca estava presente em sete a cada dez bares, segundo DataChute do colunista.

    O tema me veio à tona após novo convite para participar do júri dos principais bares da cidade da revista "Melhor de São Paulo" da Folha, cujo resultado será divulgado em junho.

    Mais do que definir o melhor chope em si, é possível hoje avaliar qual a melhor "carta de chope". São vários bares que oferecem uma ampla seleção nas torneiras.

    Não vou entregar de cara o meu voto, mas fiquei em dúvida entre quatro casas, todas especializadas na versão do barril: BrewDog, Delirium Café, Empório Alto dos Pinheiros e "Sagalena", o Empório Sagarana da Vila Madalena (ordem alfabética).

    A versão paulista da BrewDog traz como destaque, evidentemente, uma seleção da própria marca. O Delirium Café é quase uma casa belga na cidade. O Empório Alto dos Pinheiros prima pela quantidade. Já o Sagalena —que serve apenas chope, do mesmo dono do Sagarana— tem um grupo harmonioso em estilos. Em qualquer uma delas, é possível encontrar do leve chope de trigo a sugestões mais encorpadas.

    Isso sem falar da Cervejaria Nacional, que investe em cinco, às vezes seis, opções fabricadas na própria casa e merece sempre uma menção honrosa. Escolher apenas uma delas foi tão difícil quanto a família real definir o nome da princesa, imagino. E lá, diferente, de cá, eles puderam selecionar mais de um nome. Injustiça.

    Reprodução/Instagram
    Torneiras do Delirium Café, em São Paulo
    Torneiras do Delirium Café, em São Paulo

    DELIRIUM TREMENS
    A cerveja do elefante cor-de-rosa também é servida em formato de chope. Essa strong golden ale combina o amargor do lúpulo com aromas frutados
    TEOR ALCOÓLICO 8,5%
    3,5 em uma escala de 1 a 5 (1 sendo leve e 5 sendo encorpada)
    QUANTO R$ 19 (taça de 250 ml)
    ONDE Delirium Café (11) 2495-2225

    *

    SEM LÚPULO?

    Sim. Estranho mais possível. A Cervejaria Nacional (Pinheiros, 11/4305-9368) lança no dia 11 de maio a nova versão da Magrela, uma gruit beer que leva várias ervas e especiarias, como sálvia, louro, alecrim, canela, jasmin e gengibre, entre outros... mas nenhum lúpulo

    sandro macedo

    Cervejas

    sandro macedo

    Jornalista, foi editor do 'F5', da 'Folha Corrida' e repórter de bares do 'Guia Folha'. Escreve aos domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024