• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 14:30:30 -03
    Sandro Macedo

    Munique, pureza e Oktoberfest

    23/09/2015 17h19

    Enquanto você, caro leitor, está lendo esta coluna, Munique está em festa. Não, não foram os cinco gols em nove minutos do atacante Lewandowski do Bayern de Munique (contra o zagueiro Dante) que causaram furor na cidade alemã, mas sim a maior festa cervejeira do mundo, a Oktoberfest.

    Não, este colunista também não está com problema de calendário. A festa por lá, diferentemente de cá, começa em setembro, no primeiro sábado depois do dia 15, e tem o "grand finale" no primeiro domingo de outubro. Poderia se chamar facilmente "Septemberfest".

    Como a previsão é de que a cidade bávara receba cerca de 7 milhões de turistas, imagino que o lugar esteja fervilhando. E como sou meio antiaglomeração (uma falha de caráter para quem gosta de cerveja e futebol), nunca fui ao evento, apesar de ter visitado a cidade.

    Karl-Josef Hildenband/Efe
    AUG016. Munich (Germany), 20/09/2015.- People wearing traditional Bavarian costumes enjoy themselves in a beer tent at the 182nd Oktoberfest in Munich, Germany, 20 September 2015. Germany's annual beer-drinking and sausage-eating Oktoberfest kicked off the day before on 19 September and is expected to draw six million visitors over its 16 days. The world's largest folk and beer festival runs from 19 September to 04 October. (Alemania) EFE/EPA/KARL-JOSEF HILDENBRAND ORG XMIT: AUG016
    Algumas milhares de pessoas se amontoam, e bebem, na abertura da Oktoberfest, em Munique

    Na época, em 2012, tentei descobrir a melhor cerveja de trigo, especialidade da Baviera. Perguntei no hotel, no centro de informações, no metrô e no estádio (sim, enfrentei a aglomeração da Alianz Arena). Em todos os lugares, fui olhado com desconfiança. "Como assim, a melhor? Não tem UMA melhor", respondiam.

    De fato, escolher uma "weizenzbier" alemã para chamar de sua é missão inglória, já que todas partem da mesma "lei da pureza da cerveja", chamada carinhosamente por lá de "reinheitsgebot".

    Assim, após experimentar algumas, fechei questão com duas: Augustiner, que tem um bar simpático e charmoso e é uma das mais antigas de Munique, de 1328; e a Hofbräu, que tem o salão mais animado (e grande) entre as cervejarias próximas a Marienplatz, no centrão da cidade.

    *

    ESPECIAL 1

    A Cervejaria Nacional (11-3034-4318) , como de costume, lança uma chope especialmente para celebrar a Oktoberfest: a Fritz Olga Und Schulz ficará "em cartaz" de 28 de setembro a 4 de outubro (R$ 17, com 330 ml).

    ESPECIAL 2

    A Cervejaria Ideal (11-3578-7534) terá um cardápio especial no primeiro fim de semana de outubro (2 e 3), com pratos típicos, como o kassler grelhado, além de muita porção com salsicha e batata, que podem harmonizar com uma das 30 sugestões em torneira, escritas em uma lousa.

    sandro macedo

    Cervejas

    sandro macedo

    Jornalista, foi editor do 'F5', da 'Folha Corrida' e repórter de bares do 'Guia Folha'. Escreve aos domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024