• Colunistas

    Wednesday, 17-Apr-2024 23:53:45 -03
    Sandro Macedo

    Cerveja, a teoria

    11/02/2016 11h43

    Fim de Carnaval e da melhor época do ano para os anunciantes de cerveja. Não as artesanais, as grandes marcas, que investem mais nos camarotes do que em estilos mais interessantes. Se bem que as ruas também estavam lotadas de propagandas da Jabutipa ou a Caá-Yari —as especiais da Bohemia. Especial, não artesanal.

    Deixando a folia de lado, agora que o ano começou, também é hora de estudar um pouquinho para desenferrujar. E o mercado cervejeiro está cheio de opções teóricas que podem te deixar afiado para a prática.

    O MBA do gênero, por assim dizer, é o curso de sommelier de cerveja. Costuma ser um curso mais completo e atende tanto aos interessados em ingressar no setor como os curiosos interessados. Nele costuma-se aprender um pouco sobre a história e a cultura cervejeira, as matérias-primas, diferentes processos de produção e até aulas de degustação... práticas.

    A Academia Barbante de Cerveja oferece cursos em São Paulo, onde uma classe já começa no dia 15 de fevereiro, e em Belo Horizonte, a partir do dia 22. Não é barato (R$ 3.900), mas dá um certificado da academia Doemens, de Munique.

    Para os cariocas, o Instituto da Cerveja começa suas aulas em abril. Em São Paulo a nova turma é só meio do ano. No Sul, uma boa escola é a Science of Beer, com sede em Santa Catarina.

    Para a turma do Sul outra boa escola é a Science of Beer, com sede em Santa Catarina, mas que também dá cursos em vários Estados, inclusive no Nordeste.

    Também tem escolas como a Cerveja e Malte (www.cervejaemalte.com.br), com uma penca de cursos on-line, como de estilos de cervejas ou de elaboração de receitas caseiras.

    Se você não quiser investir tanto, uma opção pode ser a Sinnatrah Cervejaria Escola, que ministra workshops gratuitos uma vez por mês —além de vários outros cursos pagos.

    Só não tem curso para curar ressaca de folião.

    KISS FM... PILSEN

    A Bamberg, que pode ser intitulada a cervejaria mais roqueira dos sete mares, está lançando agora uma cerveja em parceria com a rádio Kiss FM, especializada em rock, claro. A cerveja, uma pilsen, estará nas lojas a partir de segunda (veja o rótulo abaixo). A Bamberg é conhecida por suas parcerias musicais, como a Camila, Camila (música do Nenhum de Nós), a Sepultura Weiss, a Raimundos Helles, ou a Calibre, em homenagem aos Paralamas do Sucesso.

    Reprodução
    Radio kiss fm bamberg
    Logo da cerveja da Bamberg para a rádio Kiss FM

    sandro macedo

    Cervejas

    sandro macedo

    Jornalista, foi editor do 'F5', da 'Folha Corrida' e repórter de bares do 'Guia Folha'. Escreve aos domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024