• Colunistas

    Wednesday, 17-Apr-2024 22:51:47 -03
    Sandro Macedo

    A doutrina do lúpulo

    17/07/2016 02h00

    Se você ama as cervejas lupuladas, característica do estilo india pale ale (IPA), deve ficar de olho numa pequena cervejaria de São Paulo: a Dogma.

    Nascida da união de três cervejeiros de uma cooperativa, a jovem Dogma começa a se destacar entre atentos degustadores.

    A cervejaria, de rótulos como a Touro Sentado, aumentou seu número de seguidores ao lançar a Rizoma, uma double IPA (ou imperial IPA) feita com dois lúpulos, adicionados apenas no final da fervura. O resultado é uma bebida refrescante e com alta dose de "drinkability", apesar de seus 8,3% de teor alcoólico.

    Produzida em pequena escala entre maio e junho, a cerveja causou uma corrida às lojas especializadas e acabou rapidamente. Resultado, fizeram um segundo lote, que estará disponível a partir desta segunda-feira (18).

    Após o sucesso, a cervejaria deu um passo mais ousado e está lançando, também a partir desta semana, o primeiro rótulo de sua série "single hop", isto é, feita com um "único lúpulo", a Citra Lover (Citra é o nome do lúpulo).

    Como a Rizoma, a Citra Lover deve ser tomada fresca (nada de guardar durante meses na prateleira). Não são cervejas baratas, uma lata de 473 ml deve sair por R$ 35. Mas vale o investimento. Para os próximos meses, a Dogma já engatilhou mais duas "single hop", a Enigma e a Mosaic.

    Ainda dá

    A São Paulo Tap House (tel. 3530-6602) promove palestra e degustação com quatro rótulos americanos que não estão no mercado brasileiro, entre elas a Dogfish Head Palo Santo. É na terça (19), por R$ 85. Mais informações no blog Bar do Celso.

    sandro macedo

    Cervejas

    sandro macedo

    Jornalista, foi editor do 'F5', da 'Folha Corrida' e repórter de bares do 'Guia Folha'. Escreve aos domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024