• Colunistas

    Thursday, 28-Mar-2024 09:42:06 -03
    Sandro Macedo

    Encontro em SP tem seleção olímpica de cervejas artesanais e degustação

    22/08/2016 12h15

    Em tempos olímpicos, quando aprendemos a apreciar o valor de diferentes modalidades, o shopping Frei Caneca, na região central paulistana, recebe um encontro de estilos... cervejeiros. O 5º Encontro Artesanal São Paulo reúne no dia 10 de setembro cerca de 35 microcervejarias.

    O ingresso pode parecer salgado (R$ 175), mas dá direito a uma caneca de vidro e a um "open bar". Ou seja, será possível degustar cervejas entre cerca de cem rótulos de diversos estilos que devem estar disponíveis (sugestão: não encha a caneca logo de cara, saiba aproveitar o longo dia). Os estilos serão mais variados do que uma prova de decatlo.

    Danilo Verpa - 17.out.2014/Folhapress
    Garrafas da cervejaria Blondine, em Itupeva
    Garrafas da cervejaria Blondine, em Itupeva

    Entre as "estrangeiras" de outros Estados, o evento trará participantes já experientes, como a mineira Backer, cervejaria por trás de selos como Três Lobos e Las Mafiosas. Tem também a gaúcha cigana Perro Libre e sua Sorachi Berliner, uma berliner weisse (estilo com produção tão popular aqui quanto o hóquei sobre grama) feita com o lúpulo japonês Sorachi Ace e maturada com cascas de limão-siciliano.

    Na ampla seleção paulista há rótulos de cervejarias já citadas em colunas passadas, como as criativas Blondine e Dogma, e outras que este humilde escriba está ávido por conhecer, com a Los Dias ou a Daoravida.

    Muitos dos stands do evento terão a presença dos próprios mestres-cervejeiros ou dos proprietários das marcas, que estarão disponíveis para um bate-papo ao pé do ouvido. A ideia é "desmistificar a cerveja artesanal", diz Marcelo Games, coorganizador do evento ao lado de Lisa Torrano. O encontro espera receber 3.000 pessoas.

    5º Encontro Cerveja Artesanal. Centro de Convenções Frei Caneca. R. Frei Caneca, 569, 4º andar, 15h às 21h.

    *

    Curso artesanal
    E quem se empolgar e quiser fazer sua própria cerveja artesanal, a cervejaria-escola Sinnatrah oferece um curso de um dia (cerca de sete horas), com aulas teóricas e práticas que abordam todos os processos da fabricação, passando pelo equipamento, filtração do mosto, uso de matérias-primas e dosagem de ingredientes. O valor do curso é de R$ 350.

    Av. Pompeia, 2.301, na Vila Pompeia, tel. 3862-5421.

    sandro macedo

    Cervejas

    sandro macedo

    Jornalista, foi editor do 'F5', da 'Folha Corrida' e repórter de bares do 'Guia Folha'. Escreve aos domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024