• Colunistas

    Thursday, 28-Mar-2024 23:20:14 -03
    Sandro Macedo

    Cervejarias de SC lançam edições para serem consumidas sem pressa

    04/09/2016 09h00

    Algumas cervejas são feitas para serem consumidas ainda jovens. Quanto antes abrir, melhor. O tempo pode deteriorar o aroma e influenciar negativamente no sabor. Mas outras nascem com a proposta contrária, com o tempo, podem ficar ainda melhores. É o caso de duas novidades de Santa Catarina, ambas produzidas para celebrar datas especiais.

    A catarinense Schornstein parece que chegou ontem, mas já está completando dez anos de mercado com opções interessantes, como a bock ou a premiada IPA. Para celebrar a efeméride, está lançando uma especialíssima belgian dark strong em garrafa de 750 ml, com tampa de rolha. Feita em edição limitada (apenas mil exemplares, numerados), a cerveja tem 10% de teor alcoólico, mas apenas 35 IBU (unidade de amargor que vai até cem).

    Divulgação
    Edição limitada da cerveja catarinense Schornstein
    Edição limitada da cerveja catarinense Schornstein

    É uma cerveja escura, bem aromática, mais apropriada aos dias frios —o próprio mestre-cervejeiro Patrick Zanello recomenda que ela seja degustada a 15ºC. Se não conseguir passar por Pomerode, na loja da fábrica, dá para comprar a cerveja no e-commerce, por cerca de R$ 140.

    Perto de Pomerode, a Blumenau (de Blumenau) está completando apenas uma primavera. Apesar do pouco tempo, já chamou a atenção ao vencer o prêmio de melhor american IPA no Brussels Beer Challenge, na Bélgica, em 2015, com a Capivara Little IPA. Com o sucesso, fez também a Capivara Double IPA, mais escura e alcoolizada.

    Agora, para assoprar a velinha com estilo, lança uma barley wine, batizada de 1850, em homenagem ao ano de fundação da cidade. Com 8% de teor alcoólico, é feita com maltes especiais da Malteria Blumenau.

    Se você for dotado de paciência, esperar um ano ou dois pode ser ideal para experimentar tanto a novidade da Schornstein quanto da Blumenau. Mas caso você seja um curioso apressado, como acontece em várias ocasiões com este escriba, cheers.

    sandro macedo

    Cervejas

    sandro macedo

    Jornalista, foi editor do 'F5', da 'Folha Corrida' e repórter de bares do 'Guia Folha'. Escreve aos domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024