• Colunistas

    Thursday, 28-Mar-2024 22:02:54 -03
    Sandro Macedo

    Júpiter lança cerveja feita em barril usado para cachaça

    04/12/2016 02h00

    Entrar no mercado cervejeiro hoje é muito mais difícil. A conclusão é de David Michelsohn, que emplacou com sucesso a cigana Júpiter, em 2013, quando a concorrência entre os pequenos rótulos artesanais era bem menor em São Paulo.

    Agora, a Júpiter lança nesta semana uma sazonal especialíssima: a Talismã Sebastiana, uma complexa imperial india pale ale. David fechou uma parceria com a premiada cachaça Sebastiana e conseguiu um barril de carvalho, que preencheu com um lote da cerveja 10 Lúpulos. Seis meses depois "blendou" o líquido com outra imperial IPA. O resultado, único, é de uma cerveja encorpada e bem aromática.

    Divulgação
    Cerveja Júpiter Talismã Sebastiana - foto Divulgação
    Cerveja Júpiter Talismã Sebastiana

    Ela chega após anos de ralação de David e seus dois irmãos (Rafael e Alexandre), parceiros na cervejaria. Em 2008, o primogênito dos Michelsohn começou a fazer cervejas em casa, inspirado por um artigo da "New Yorker" sobre a americana Dogfish Head. Após ser demitido, resolveu levar o hobby a sério e transformou a brincadeira em negócio familiar.

    O estilo escolhido para inaugurar os trabalhos também ajudou. No lugar das india pale ales que inundam o mercado, a Júpiter começou com uma APA (american pale ale). A diferença sutil foi um tiro certeiro e até hoje a APA é marca registrada da Júpiter. O portfólio da marca ainda conta com outros dois rótulos fixos: uma IPA e a witbier Tânger.

    *

    Festa cervejeira
    Blog especializado em cervejas especiais, o All Beers promove uma encontro de fim de ano. Será no sábado (10), no Son of a Beer, em Pinheiros. Mais informações em allbeers.com.br.

    TALISMÃ SEBASTIANA
    Colaborativa com o Alambique Santa Rufina, esta cerveja é uma mistura de 10 Lúpulos adormecida em um barril de carvalho da cachaça Sebastiana com uma imperial IPA; aroma e sabor marcantes.

    Teor alcoólico 9%; R$ 45 (500 ml), na Choperia São Paulo (tel. 3360-5101).

    JÚPITER APA
    Carro-chefe da cervejaria paulistana, essa american pale ale é uma das melhores do gênero produzidas no Brasil; de coloração bem dourada, aroma cítrico e amargor baixo (apenas 37 IBUs).

    Teor alcoólico 5,4%; R$ 23 (310 ml), na Ambar Cervejas Artesanais (tel. 3031-1274).

    sandro macedo

    Cervejas

    sandro macedo

    Jornalista, foi editor do 'F5', da 'Folha Corrida' e repórter de bares do 'Guia Folha'. Escreve aos domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024