• Colunistas

    Monday, 23-Oct-2017 22:17:06 BRST
    Sandro Macedo

    União entre cervejarias costuma ser benéfica para todos

    02/04/2017 02h00

    O manjado ditado de que a união faz a força se aplica bem no mundo cervejeiro. Quando ela ocorre, chamamos o resultado de cerveja colaborativa.

    Esse tipo de experiência costuma ser benéfica para todas as partes envolvidas (incluindo o consumidor, lá na outra ponta). Um bom exemplo é a cerveja Ybá-la, da Colorado, que leva uvaia na fórmula e foi o resultado do encontro com a gaúcha Tupiniquim e a norueguesa Nogne O. Com a avaliação positiva, a Colorado sentiu-se à vontade para usar a fruta azedinha em outro rótulo, a session IPA Eugênia.

    Uma das boas novidades que chegou às prateleiras é a Vó Zazá, uma india black lager que nasceu da combinação da cervejaria paulistana Avós com o café produzido na fazenda Terezinha, local que também abriga a cerveja Zalaz.

    "A ideia da colaborativa é justamente unir os pontos fortes das marcas. No nosso caso, exploramos a fermentação lager e a lupulagem (muito bem utilizada pela Avós) com uma característica forte da fazenda onde a Zalaz está situada, o café orgânico especial", conta Fabrício Almeida, da cervejaria de Minas, que conheceu Junior Bottura, da Avós, em um curso, quando suas marcas ainda engatinhavam. O resultado foi uma rara lager escura, robusta, com amargor equilibrado e um gostinho do café.

    Cerveja E Comida
    Stephen Beaumont
    l
    Comprar

    *

    Para comer
    O livro "Cerveja e Comida" (Publifolha), de Stephen Beaumont, dá uma passada por ingredientes e estilos da cerveja, mas sua parte mais saborosa literalmente são as receitas, como a vieira com milho e tapioca de barley wine e o sanduíche de cheddar maturado no lúpulo.

    *

    VÓ ZAZÁ
    O amargor da hoppy lager encontra o aroma do café nesta india black lager com uma leve picância no final; mesmo a versão engarrafada ficou tão fresca quanto o chope.

    Teor alcoólico 6,1%; R$ 36 (500 ml), no Armazém 77, tel. 2296-6120.

    Divulgação
    cerveja Vó Zazá
    Cerveja Vó Zazá

    ANGEL DUST
    União da Dogma com a Microcervejaria X, essa belgian double IPA usa como base a Angel Tripel, da X, e acrescenta uma alta carga de lúpulo; aromas frutados e amargor intenso.

    Teor alcoólico 9,1%; R$ 36 (500 ml), no Cateto Pinheiros, tel. 3063-5220.

    sandro macedo

    Cervejas

    sandro macedo

    Jornalista, foi editor do 'F5', da 'Folha Corrida' e repórter de bares do 'Guia Folha'. Escreve aos domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2017