• Colunistas

    Tuesday, 23-Apr-2024 04:51:15 -03
    Sandro Macedo

    Catharina sour seria o estilo 100% brasileiro?

    16/04/2017 02h00

    Vários Estados brasileiros produzem cervejas de diversos estilos de ótima qualidade, como descrevemos nesta coluna semana após semana, inspirados nas melhores escolas do mundo. Mas Santa Catarina está tentando emplacar um estilo próprio, brasileiríssimo, a catharina sour.

    O estilo é fortemente inspirado na berliner weisse, da família sour (mas não tão ácidas quanto as gueuze). Essas são leves, com baixo teor alcoólico e azedinhas, não amargas. Apelidada por Napoleão como a "champanhe do Norte", ela é servida em Berlim muitas vezes com suco de limão, framboesa ou algum xarope, quase como um refresco.

    E a aposta da turma catarinense é justamente nessa característica refrescante. Para compor o estilo catharina sour, não reconhecido oficialmente, além de ser de Santa Catarina, ela precisa ter a adição de uma fruta da região.

    A Lohn Bier, de Lauro Müller (SC), lançou uma linha com cinco cervejas do estilo, com manga, uva, jabuticaba, butiá e tangerina (ou é bergamota?). Já a Itajahy criou a Amores Sour, com grumixama, a "cereja brasileira".

    Infelizmente, nem Lohn nem Itajahy são fáceis de encontrar por aqui. Mas nem tudo está perdido.

    A Blumenau, da "capital brasileira da cerveja", também tem uma catharina sour, essa sim, distribuída em São Paulo: a levíssima Sun of a Peach, com adição de pêssego, fácil de beber. Como experiência (apenas) compare com outra sour não catarinense. A sugestão é a Sour Framboesa, feita pelas paulistas Júpiter e Landel, com a adição de frutas orgânicas.

    *

    Escolha de sofia

    Além do Expresso Bier Fest (expressobierfest.com.br), que ocorre entre os dias 21 e 23 deste mês, em Atibaia (a 64 km da capital paulista), outro evento cervejeiro ocorre em Campinas (a 93 km de São Paulo). Trata-se do Festival Cultura Cervejeira (festivalculturacervejeira.com.br), com shows e mais de 60 microcervejarias... nas mesmas datas!

    *

    Sun of a Peach
    A catharina sour da Blumenau tem aroma intenso de pêssego, cor dourada, um pouco turva em razão do trigo e amargor baixo, com leve acidez

    Teor alcoólico: 4,1%
    Quanto: R$ 30 (500 ml), no Mestre Cervejeiro.com, tel. (11) 3895-6206 (unidade al. Franca)
    Corpo: 1

    Divulgação
    Sun of a Peach, da Blumenau
    Sun of a Peach, da Blumenau

    *

    Sour Framboesa
    Esta sour é uma colaborativa das paulistas Júpiter e Landel com a fruta orgânica colhida na Fazenda Silvestre, no sul de Minas. Azedinha e refrescante

    Teor alcoólico: 4,1%
    Quanto: R$ 29 (473 ml), no Ambar Cervejas Artesanais, tel. (11) 3031-1274
    Corpo: 1

    Divulgação
    Sour Framboesa, da Júpiter
    Sour Framboesa, da Júpiter

    sandro macedo

    Cervejas

    sandro macedo

    Jornalista, foi editor do 'F5', da 'Folha Corrida' e repórter de bares do 'Guia Folha'. Escreve aos domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024