• Colunistas

    Thursday, 25-Apr-2024 17:47:52 -03
    Sandro Macedo

    Médicos criam cervejas com nomes 'engraçadinhos'

    01/10/2017 02h00

    O doutor Nuberto Hopfgartner é cirurgião plástico. Com esse sobrenome, porém (praticamente um "jardineiro de lúpulo" em alemão), era claro que ele poderia ter dons ocultos. Com o sócio, o farmacêutico Fernando Evans (que largou o ofício) criou a Doktor Bräu.

    Criada em 2015, a cerveja é engarrafada em Ipeúna, interior de São Paulo, mas deve se mudar em outubro para uma fábrica própria, na mineira Pouso Alegre.

    Além do nome da cervejaria, a Doktor usa sua expertise médica para "receitar" nomes bem engraçadinhos para seus atuais seis rótulos, como a red IPA Hemorragipa, a american IPA Psicótipa, ou a imperial IPA Anesthesipa. Sim, eles gostam de IPAs mais do que de injeção. Mas a novidade é a Witamina, uma witbier, para variar um pouco.

    OKTOBERFEST SP

    A Doktor Braü será uma das cervejas artesanais presentes na primeira Oktoberfest de São Paulo –festa de origem alemã, com uma já tradicional versão em Blumenau e que, até o próximo domingo (8), estará no Sambódromo do Anhembi com expectativa de receber 150 mil visitantes.

    Também estarão disponíveis marcas como Dádiva, Avós, Madalena, Daoravida e Bamberg (a mais alemã das paulistas) -algumas mais difíceis de encontrar por aqui também estão no "line-up" do evento, como a Bragantina e a Guarabier.

    A ligação com a Oktober catarinense será representada pelas boas Blumenau e Schornstein. Já Erdinger e HB respondem pelos alemães.

    *

    WITANINA
    Ingredientes tradicionais da witbier, a semente de coentro e a casca de laranja ganham a companhia da erva-cidreira e da camomila nessa refrescante receita

    Teor alcoólico: 4,5%. R$ 30 (500 ml) na cervejariavirtual.com.br

    *

    HEMORRAGIPA
    Feita com lúpulos ingleses, essa red IPA tem coloração bem avermelhada por conta da adição de hibisco, o que lhe confere também um aroma especial

    Teor alcoólico: 6,5%.
    Preço: R$ 36,79 (500 ml) na cervejariavirtual.com.br

    sandro macedo

    Cervejas

    sandro macedo

    Jornalista, foi editor do 'F5', da 'Folha Corrida' e repórter de bares do 'Guia Folha'. Escreve aos domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024