• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 10:39:37 -03
    Sandro Macedo

    Rio premia rótulos do Rio

    22/10/2017 02h00

    Como no ano passado, o Rio recebeu mais uma vez uma etapa (a quinta) do Mondial de la Bière, festival com origem em Montréal, Canadá. Como no ano passado, o evento evidenciou a qualidade das cervejas do Rio, assim como a ausência de rótulos artesanais cariocas nas prateleiras paulistas -de acordo com coleguinhas do setor, a culpa é da carga tributária, que dificulta a ponte aérea.

    Como no ano passado, o Rio ficou com oito das 12 medalhas de ouro distribuídas pelo Mondial. Entre as outras cinco, duas para Minas Gerais, uma para o Paraná e, a novidade do festival, duas para Santa Catarina.

    As duas medalhas de platina ficaram com a Noi, de Niterói (RJ) e, aleluia, com a Colorado (que pertence à Ambev), única representante paulista premiada, graças à Guanabara Wood Aged. Trata-se de uma russian imperial stout envelhecida em barril de amburana com 10,5% de teor alcoólico.

    Esta coluna gostaria de comentar mais sobre a premiada Noi Passione, também wood aged, ou sobre a berliner weisse da Suburbana, mas nenhuma estava disponível por aqui.

    Voltemos, então, a Lohn. A catarinense foi agraciada por sua refrescante catharina sour feita com bergamota. Outro rótulo premiado da Lohn foi o Carvoeira, uma imperial stout com cumaru (sem acento). Boas sugestões que, essas sim, podem ser encontradas por aqui.

    NOVA VELHINHA

    A cervejaria Avós se uniu a Synergy para a colaborativa Véia Lática, uma sour lager (mais ácida) com adição de amora e mirtilo. Poderá ser encontrada em chope ou em latas de 473 ml.

    *

    CARVOEIRA
    Uma russian imperial stout forte, com amargor moderado e até um pouco adocicada; culpa da adição de cumaru (a baunilha amazônica), que só tem acento no rótulo.

    Teor alcoólico: 9,5%. R$ 30 (300 ml), no Empório Alto dos Pinheiros, tel. 3031-4328.

    CATHARINA SOUR BERGAMOTA
    A Lohn tem uma linha extensa da catharina sour (a berliner weisse de SC); refrescante, essa leva bergamota (ou tangerina?) que lhe confere um aroma cítrico.

    Teor alcoólico: 3,4%. R$ 13,42 (330 ml), mais frete, em lohn-bier-store.lojaintegrada.com.br

    Divulgação
    Cervejas Carvoeira e Catharina Sour Bergamota
    Cervejas Carvoeira e Catharina Sour Bergamota

    sandro macedo

    Cervejas

    sandro macedo

    Jornalista, foi editor do 'F5', da 'Folha Corrida' e repórter de bares do 'Guia Folha'. Escreve aos domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024