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    Sérgio Malbergier

    Tecnologia para as massas

    19/08/2010 02h00

    Philip Roth disse outro dia a Tina Brown em entrevista que você vê no Youtube que a grande literatura em algumas décadas será como o latim hoje. Estudado e mantido vivo apenas nos meios acadêmicos por algumas dezenas de milhares de entusiastas.

    Roth talvez, como sempre, esteja sendo amargo demais. Mas que a literatura vai mudar como a música mudou é um processo que já começou.

    A Barnes & Noble, maior rede de livrarias dos EUA, está à venda e em crise. Suas megastores parecem hoje dinossauros em Manhattan .

    Lembro de Paulo Francis escrevendo insistentemente em algum ano da década de 1990 sobre a inauguração da mega Barnes & Noble da Quinta Avenida, um templo à cultura, andares e andares, estantes e estantes de livros inventariando a experiência humana.

    Houve época no século 20 em que as pessoas iam às livrarias e se largavam a ler por seus sofás e poltronas postos ali para esse fim, por horas. Escolhia-se um livro ao acaso, qualquer livro. Hoje não há lugar melhor para browsear estantes e conteúdos do que a internet. O Google se propõe a ser a maior biblioteca do planeta. Tomara, agradecemos o acesso.

    Mas a Barnes & Noble não está convivendo bem com a era digital. E a indústria da música já provou como isso é fatal, com a morte súbita das megalojas de discos (alguém ainda lembra o que é um disco?) como Tower e Virgin e a dominação total das vendas e trocas online.

    As vendas de e-livros explodem junto com as de iPads, Kindles e outros leitores eletrônicos. Amazon e Aplle rumam para dominar o mercado na qual a Barnes & Noble reinou por muito tempo. Entrar na B & N que tanto entusiasmou Francis hoje é deprimente. Já numa loja da Apple não dá nem para entrar.

    Os saudosistas, sempre reacionários, lembrarão como é valiosa a sensação de folhear livros percorrendo fileiras cheias deles e dirão que o fim das livrarias é mais um sinal de nossa inexorável decadência intelectual.

    Balela.

    A cauda longa da web é a maior difusora de conhecimento. Suas estantes virtuais são muito maiores e mais completas do que as estantes da maior Barnes & Noble.

    Os leitores de livros ainda custam caro demais no Brasil por causa de um protecionismo vesgo e uma tributação ignorante que impedem o acesso de milhões de brasileiros ao que há de mais atual nas novas tecnologias.

    Isso nos deixa tão para trás.

    Um Kindle nos EUA custa US$ 190. Um similar menos sofisticado no Brasil custa mais que o dobro. O iPad sofre a mesma distorção.

    Nós brasileiros sempre lemos pouco, um defeito enorme e sintomático. Agora estamos nos excluindo da revolução dos e-livros.

    Precisamos de uma nova abertura dos portos e menos ou nenhum imposto.

    Tecnologia para as massas!

    sérgio malbergier

    Escreveu até abril de 2016

    É consultor de comunicação. Foi editor de "Dinheiro" e "Mundo".

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