• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 17:20:01 -03
    Sérgio Malbergier

    Somos todos bobões

    12/02/2016 02h00

    A corrupção impera no Brasil desde sempre, como não cansa de dizer o pessoal que não quer combater a corrupção justo agora. No fundo, a camisa que eles gostariam que vestíssemos é "Somos todos corruptos". Mas isso não conseguem pedir. Minha sugestão é "Somos todos bobões" ou algo parecido por só tomarmos as ruas, em massa, para pular o Carnaval.

    A essa altura, é impossível ao PT e ao governo negarem de forma crível que houve corrupção no PT e no governo. A Justiça já chegou a essa conclusão nas sentenças do Mensalão. E o que está sendo confessado e comprovado agora por tantos executivos e empresas é ainda mais profundo e danoso. Mas a ordem unida é negar. Mesmo que só a massa de manobra finja acreditar.

    A defesa do PT sempre foi o ataque. Funcionou por muito tempo, mas não está mais funcionando. Por isso o ataque agora vai além dos alvos tradicionais _os ricos malvados, a elite corrupta, a mídia. O PT agora está atacando instituições públicas que estão combatendo a corrupção epidêmica no país como a Polícia Federal, o Ministério Público, juízes, tribunais. Isto sim é golpismo.

    Diante das últimas evidências graves que o cercam, o encolhido Lula só conseguiu falar ao PT e seus satélites. No pronunciamento sobre os 36 anos da sigla, o ex-presidente tentou reanimar um partido desnorteado e cambaleante que ainda tem um país a governar. Formulou um discurso "me engana que eu gosto" de que está sob ataque dos "conservadores" porque o PT governa para os pobres. No mundo binário e primário com o qual querem confundir o Brasil, quem defende o impeachment é golpista e quem investiga Lula é contra o povo. Quem acredita?

    Lula, Dilma e PT não têm discurso sustentável. Tudo o que falam se desmancha diante do avanço das crises e das investigações da Justiça e da imprensa.

    No discurso ao PT, o máximo que Lula disse foi: "É certo que cometemos erros e quem comete erros paga pelos erros que cometeu". Sem dizer que erros, quem os cometeu e que punições devem receber, fica como aquela meia culpa no pior período do Mensalão, que deu no que deu e sobrou quem sobrou _os petistas que sobem hoje à tribuna do Congresso para defender Lula e PT são eles próprios investigados por corrupção.

    Abatido, Lula parece mais um animador desanimado querendo impedir a implosão do partido e a fuga de seus quadros. Mas as platitudes de sempre não convencem ninguém.

    Estamos ficando menos bobões.

    sérgio malbergier

    Escreveu até abril de 2016

    É consultor de comunicação. Foi editor de "Dinheiro" e "Mundo".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024