• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 12:01:38 -03
    Silvia Corrêa

    Dr. Google para cães

    DE SÃO PAULO

    27/07/2014 02h00

    Milú tem linfoma, digo eu. Mas antes que pudesse tentar qualquer explicação, seu Paulo, dono da
    cocker de 14 anos, começou o bombardeio de perguntas.

    "Como a senhora sabe? É de grandes ou de pequenas células? Por que ela está anêmica? Qual a melhor quimioterapia?", indagava ele, retirando do bolso um papel cheio de anotações.

    Ilustração Tiago Elcerdo

    Seu Paulo havia recebido por e-mail o resultado do exame citológico que sugeria o diagnóstico. Desde então, passara horas na internet pesquisando sobre linfoma e trouxera por escrito uma série de perguntas.

    A exemplo do que aconteceu com a medicina humana, o doutor Google vem operando uma enorme transformação nos consultórios veterinários. Com raras exceções, os proprietários rejeitam cada vez mais o papel de espectadores e tomam parte nas decisões acerca do tratamento de seus animais.

    Entender o diagnóstico é apenas o primeiro passo. Depois, eles vão para casa e voltam à internet atrás de informações sobre os medicamentos, efeitos colaterais e experiências de outros proprietários. No retorno: mais perguntas.

    Para quem está do outro lado do balcão, esse novo cliente é um enorme desafio. Exige mais conhecimento, mais argumento, mais tempo de consulta. E, se não se convencer, não vai medicar o animal, colocando por terra qualquer chance de sucesso do tratamento.

    Muitos médicos (de gente e de bicho) não gostam de tantas perguntas, porque se sentem questionados em sua competência. Besteira! Para esse, como para a maioria dos embates da vida, sugiro o simples exercício da inversão dos papéis: diante de um diagnóstico de câncer, você não daria uma olhadinha na internet?

    Esse é um caminho sem volta. A informação está disponível e as pessoas têm direito a ela, ainda que chegue distorcida e cercada de lixo eletrônico. Nesse mundo sem filtro, cabe ao bom médico, portanto, ajudar o paciente a separar o joio do trigo.

    sílvia corrêa

    Formada em jornalismo e veterinária. Atuou por 13 anos na Folha. Co-autora de 'Medicina Felina Essencial' (Equalis) e 'A Caminho de Casa' (Ed. de Janeiro). Escreve aos domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024