• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 00:39:51 -03
    Silvia Corrêa

    Surge nova pista sobre o motivo de cães adorarem a companhia humana

    09/10/2016 02h00

    Cães são seres sociáveis. Gostam de viver em bando. Adoram a companhia humana. Disso, pouca gente discorda. Mas o que ninguém sabe ao certo é por que eles são assim.

    Vem da Suécia a mais recente pista dessa história. Pesquisadores da Universidade de Linköping submeteram a um teste 400 beagles nascidos e criados em um canil, todos com o mesmo nível de contato com seres humanos. Eles tinham que destampar três tigelas para chegar a um petisco. As duas primeiras tampas saíam facilmente. A terceira era fixa.

    As reações do cães foram registradas. Alguns procuravam ajuda entre as pessoas da sala. Outros, não. Em seguida, cada animal teve o genoma sequenciado, em busca de variações genéticas que pudessem estar relacionadas ao comportamento que demonstraram.

    Resultado: um grupo de cinco genes apresentava diferenças relevantes entre os cães que buscaram ou não ajuda. São os mesmos relacionados com alterações de sociabilidade em humanos, como o transtorno de atenção.

    O próximo passo dos pesquisadores é ver como são esses genes nos lobos. A hipótese é que se trata de uma mutação genética recente, que acabou prevalecendo na seleção natural. Em resumo: eles estão geneticamente programados para ficarem perto da gente.

    Ilustração Rodrigo Fortes

    *

    + PETS

    SURF DOG
    O brasileiro que acaba de vencer um mundial de surfe se chama Bono. O labrador de cinco anos, que mora no Rio, foi o campeão do Surf City Surf Dog, o maior campeonato da modalidade para cachorros, realizado na Califórnia. Foi a sua terceira conquista na categoria "tandem SUP" (cão e dono surfam num stand-up paddle) e, agora, também na "shedder" (o cão surfa sozinho).

    Saiba mais: surfdogevents.com (em inglês)

    DIVERTIDO PRA CACHORRO
    Depois do VillaLobos e do Jardim Sul, é a vez do Mooca Plaza Shopping receber o Pet&Play, um parque de diversões para cachorros. Por R$ 15, o cão fica 20 minutos numa área com piscina de bolinhas, pula-pula e agility. Dar um mergulho na prainha e tomar banho depois custa a partir de R$ 65. Vai até o dia 16.

    Saiba mais: r. Cap. Pacheco e Chaves, 313, Vila Prudente. Sex. das 16h às 22h, sáb. das 12h às 22h e dom. das 12h às 20h.

    sílvia corrêa

    Formada em jornalismo e veterinária. Atuou por 13 anos na Folha. Co-autora de 'Medicina Felina Essencial' (Equalis) e 'A Caminho de Casa' (Ed. de Janeiro). Escreve aos domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024