• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 08:16:15 -03
    Silvia Corrêa

    Falta de conhecimento sobre doenças pode matar cães e gatos

    16/10/2016 02h00

    Ilustração Rodrigo Fortes

    Há muitas causas de doença em cães e gatos. Eles podem nascer malformados, sucumbir a tumores, padecer de infecções. Mas há doenças que decorrem da ignorância. Da nossa ignorância.

    A Bayer solicitou uma pesquisa sobre um desses temas nebulosos. Em saídas de metrô, 3.000 brasileiros com mais de 16 anos foram entrevistados. O resultado é assustador: 56% deles nunca ouviram falar em leishmaniose.

    Se você pensou leish... o que, está neste grupo. Mas estar entre os outros 44% não resolve tudo.

    Como a doença é transmitida? Quando essa pergunta foi feita aos que declararam ter cães e gatos, 53% deram respostas erradas.

    E quem não sabe como uma doença é transmitida, não tem como preveni-la, certo?

    A leishmaniose é causada por um protozoário, inoculado no organismo de cães e gatos pela picada de um mosquito. Ele toma todos os órgãos e, não
    raro, leva à morte. O mosquito pode picar o animal infectado e contaminar o homem. Muitos morrem.

    O que mais chama a atenção é que há pipetas e coleiras que impedem a contaminação dos animais. Ou seja: é um problema de saúde pública que pode ser evitado. O que está faltando? Informação.

    *

    + PETS

    ESPECIAS
    Animais com deficiência física são o tema de uma exposição que termina neste domingo (16) no restaurante Piola. Há mais de dez imagens captadas pelo argentino Lionel Falcon, parte delas de acervo e outras feitas especialmente para a mostra. Alguns dos animais aguardam adoção e, por causa de deficiências, enfrentam dificuldade para encontrar um lar.

    Piola. Alameda Lorena, 1.765, Jardim Paulista, das 18h à 1h. Tel. 3064-6570.

    BANHO ON-LINE
    No ano que vem, clínicas e pet shops de Brasília só poderão funcionar se tiverem sistema de monitoramento, com áudio e vídeo. Os donos de cães e gato receberão uma senha e poderão acompanhar tudo. A lei já foi aprovada e deu prazo de adaptação aos estabelecimentos. Quem descumprir a regra poderá ser multado em até R$ 10 mil. Em outros Estados, inclusive em São Paulo, deputados se mobilizam para replicar a norma. O objetivo é coibir maus-tratos.

    sílvia corrêa

    Formada em jornalismo e veterinária. Atuou por 13 anos na Folha. Co-autora de 'Medicina Felina Essencial' (Equalis) e 'A Caminho de Casa' (Ed. de Janeiro). Escreve aos domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024