• Colunistas

    Tuesday, 30-Apr-2024 08:50:22 -03
    Silvia Corrêa

    "Quatro Vidas de um Cachorro" é filme de gente

    05/02/2017 02h00

    Rodrigo Fortes

    O título parece entregar tudo. "Quatro Vidas de um Cachorro" é um filme sobre as quatro encarnações de um cão, certo? Mais ou menos. O convite à reflexão surge na cena inicial: "Qual o sentido da vida? Estamos aqui por algum motivo?", questiona o cão-narrador.

    Na maior parte do longa, ele é Bailey, um golden retriever salvo da morte por um garoto, Ethan. O cão narra um dia a dia repleto de felicidade ao lado do menino. E conclui que amar e fazer o outro feliz é o sentido da vida.

    Na segunda encarnação, o narrador é Ellie, uma fêmea de pastor alemão da polícia de Chicago. Ela pertence a Carlos, a quem descreve como triste. Da rotina de buscas, ela conclui que trabalhar é o propósito de viver.

    O corgi Tico é o terceiro personagem. Ele é adotado por Maya, uma jovem solitária que traduz carinho em comida para o cão. Eles se apaixonam simultaneamente, o que leva o cão a concluir que sua missão no mundo é proteger quem está ao seu lado.

    Por fim, surge Waffles, mantido preso a uma árvore por um casal que vive às turras. Um dia, o seu dono afirma que vai doá-lo, mas o abandona numa estrada, dando início à busca do cão por Ethan, numa tentativa de reencontrar a felicidade e o sentido da vida.

    É aí que a gente se pega chorando e se pergunta se tem buscado um sentido para a vida e se ainda dá tempo de correr atrás da felicidade. Waffles tem a resposta.

    Em tempo: a Universal investiga a denúncia de que houve maus-tratos a um dos cães nas filmagens. A cena polêmica, na qual Ellie nada em águas turbulentas, era dispensável.

    *

    +PETS

    Hospital móvel

    Começa a funcionar no próximo sábado (11) o VetMóvel, um ônibus adaptado para educação comunitária e atendimento veterinário. Os 20 m² do veículo foram divididos em ambulatório, esterilização, centro cirúrgico e salas para pré e pós-operatório.

    A iniciativa é uma parceria da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP com o Instituto Mapaa, uma ONG voltada ao resgate de animais, adoção consciente e terapia assistida.

    O primeiro ponto a receber o veículo será o CEU Feitiço da Vila, na zona sul. O mutirão inclui orientação aos moradores e castração de cães e gatos previamente cadastrados.

    A universidade quer desenvolver indicadores inéditos que permitam avaliar os efeitos das campanhas educativas e de castração no longo prazo.

    Saiba mais: r. Feitiço da Vila, 399, Chácara Santa Maria, de 11/2 a 18/2, das 9h às 17h.

    sílvia corrêa

    Formada em jornalismo e veterinária. Atuou por 13 anos na Folha. Co-autora de 'Medicina Felina Essencial' (Equalis) e 'A Caminho de Casa' (Ed. de Janeiro). Escreve aos domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024