• Colunistas

    Wednesday, 15-May-2024 05:32:31 -03
    Silvia Corrêa

    Apetite de cães por fezes pode indicar alteração de comportamento

    19/02/2017 02h00

    Protegilda é uma vira-lata carinhosa, que adora dar abraços e lambidas. O problema? Ela tem o péssimo hábito de comer cocô! E quem aguenta os seus beijos? A coprofagia ocorre desde que Pro foi recolhida da rua, há mais de dez anos. Não sabemos como começou.

    O apetite por fezes pode ser manifestação clínica de anemia, parasitas intestinais e alterações hepáticas, por exemplo. Mas esses são casos raros. Em geral, o animal tem uma alteração de comportamento.

    Há cães que passam a comer as fezes na rua, pois têm fome. Outros tentam escondê-las, após serem repreendidos por terem defecado no lugar errado. Há casos de animais que ficam muito tempo presos e que adotam a estratégia para manter o ambiente limpo.

    Tornar amargo o objeto de desejo é uma das principais alternativas para tentar combater o hábito. Há comprimidos que, administrados aos cães, prometem alterar o gosto das fezes deles.

    Lá em casa, confesso, tentamos de tudo. Diante do absoluto fracasso, a forma que encontramos para amenizar a coprofagia de Pro é o sujou-limpou, o que nos faz recolher as fezes dos cães várias vezes ao dia. É um transtorno, mas foi a melhor solução.

    Ilustração Rodrigo Fortes

    *

    + PETS

    Desfile na avenida...
    Quer ver a foto do seu animal de estimação no desfile das escolas de samba? A Águia de Ouro, que terá o enredo "Amor com Amor se Paga - Uma História Animal", exibirá imagens em um telão instalado em um carro alegórico. Para participar, é necessário pagar R$ 15 e enviar a foto do pet. O dinheiro será destinado a uma ONG que abriga animais vítimas de maus-tratos.

    Saiba mais: seupetnaavenida.com.br.

    ...ou na telona
    Para quem quer imaginar o seu pet no cinema, o shopping Pátio Higienópolis tem uma opção. Até o próximo dia 28, haverá um estúdio de filmagem no vão central. Nele, clientes poderão gravar cenas famosas de filmes ao lado dos seus pets. Tudo diante de um fundo em chroma-key. O take dura 30 segundos, e o resultado poderá ser compartilhado na internet.

    Saiba mais: r. Dr. Veiga Filho, 133, das 14h às 20h.

    sílvia corrêa

    Formada em jornalismo e veterinária. Atuou por 13 anos na Folha. Co-autora de 'Medicina Felina Essencial' (Equalis) e 'A Caminho de Casa' (Ed. de Janeiro). Escreve aos domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024