• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 19:47:07 -03
    Tales Andreassi

    Arroz de evento

    DE SÃO PAULO

    24/02/2013 03h00

    Uma das principais qualidades de um bom empreendedor é ter a capacidade de fazer "networking". Tal termo pode ser entendido como a habilidade de se criar, desenvolver e manter uma boa rede de contatos profissionais.

    O empreendedor deve aproveitar todas as oportunidades possíveis para estabelecer contatos e causar uma boa impressão. Você pode conseguir um contato importante ao puxar conversa com a pessoa que se sentou ao seu lado no avião -que pode até ser um novo cliente; por que não?

    Conhecer pessoas ou potenciais clientes participando de eventos ou redes sociais é outra estratégia. Mas não se iluda. Fazer "networking" é uma arte e, muitas vezes, o tiro sai pela culatra.

    Quem não conhece o "arroz de evento", a versão corporativa do "arroz de festa"? O indivíduo vai a todos os eventos da área e faz perguntas longuíssimas na hora dos debates, quase sempre sem muito sentido. No intervalo, interrompe as conversas para se apresentar e entregar seu cartão.

    Outro caso complicado são os que usam e-mails e redes sociais para se tornarem conhecidos. Postam de tudo, o tempo todo, enchendo as caixas postais e a paciência dos internautas com citações de autoajuda e dicas de literatura de aeroporto.

    Participar ativamente de associações de classe é outra forma interessante de aumentar seus contatos. Mas tenha em mente que no início você terá que "carregar o piano", oferecendo-se para tarefas trabalhosas e que ninguém quer (membro do conselho fiscal, por exemplo).

    tales andreassi

    Escreveu até junho de 2016

    É professor e vice-diretor da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024