• Colunistas

    Tuesday, 14-May-2024 06:13:58 -03
    Tales Andreassi

    Ideias em prática

    DE SÃO PAULO

    19/05/2013 02h00

    O empreendedorismo, hoje, está na moda. No entanto, abrir um negócio não é a única opção para extravasar esse seu perfil. Você pode trabalhar em uma companhia e mesmo assim ter atitude de dono de empresa. É o que chamamos de empreendedorismo corporativo.

    Cada vez mais, as organizações estão buscando funcionários com esse tipo de talento: pessoas que idealizam um novo produto ou processo e movem mundos e fundos para colocar sua ideia em prática valem ouro no mercado.

    O exemplo mais típico é o de Arthur Fry, que há 30 anos desenvolveu o post-it, da 3M. As más línguas dizem que é o único exemplo. Exageros à parte, a verdade é que ainda é muito difícil encontrar companhias com uma cultura que apoie e incentive o empreendedor.

    Apesar dessa dificuldade, nada impede que você, como líder de uma área, comece a incentivar essa prática entre seus funcionários. Marque reuniões específicas para ouvir as ideias deles, reconhecendo as melhores. Crie indicadores que mensurem a criação de novos modelos de produção.

    Faça com que seus subordinados troquem de tarefas entre si, experimentando novas funções e tendo uma visão mais global do seu setor.

    Isso evita a formação dos feudos -funcionários que passam anos e anos na mesma função e não admitem qualquer mudança na condução do trabalho.

    Outra ação importante é registrar as sugestões dos funcionários. Talvez hoje elas não sejam viáveis mas, no futuro, com alguma modificação, podem se tornar plenamente factíveis.

    É sempre bom lembrar do exemplo de Leonardo da Vinci, que em sua época concebeu produtos como asa delta ou lentes de contato, que seriam viabilizadas alguns séculos depois.

    tales andreassi

    Escreveu até junho de 2016

    É professor e vice-diretor da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024