• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 15:55:25 -03
    Tales Andreassi

    Como fazer com que sua empresa seja única

    25/08/2013 03h00

    É errado pensar que para montar uma empresa basta uma ideia, um telefone celular e um endereço na web. Com essas ferramentas você até monta, mas em pouco tempo ela vai ser mais um entre milhares de negócios com nenhuma perspectiva de crescimento.

    É o que tem ocorrido particularmente no setor de comércio eletrônico, em que as pessoas criam sites para vender todo tipo de produto, sonhando em ser a próxima Dafiti ou Netshoes.

    Ok, sonhar não custa nada, mas antes de sair por aí desperdiçando seu tempo e seu dinheiro, vale a pena conhecer a importância de criar recursos para sua empresa.

    Um recurso é algo realmente único, valioso e difícil de imitar que uma empresa possui e que é muito difícil para as concorrentes desenvolverem.

    Alguns exemplos: um funcionário muito bem relacionado, que sabe o caminho das pedras e sempre dá um jeito para resolver os problemas dos consumidores; um cliente importante, fiel, que acaba ajudando na divulgação do nome da empresa.

    Pode ser ainda uma expertise em determinada área técnica, que levou anos para se consolidar e que envolveu diversos pesquisadores, um fornecedor exclusivo de determinada matéria-prima ou um equipamento que só aquela empresa possui.

    Uma empresa recém-criada não tem uma história, uma reputação que lhe dê sustentação. É por isso que ela precisa buscar, o quanto antes, recursos que irão garantir sua sobrevivência e crescimento.

    A grande maioria das companhias acaba não desenvolvendo isso, oferecendo os mesmos produtos e serviços que os concorrentes.

    Nessa situação, o comprador terá um poder de barganha maior, podendo negociar preços. É o que acontece numa feira livre --como a diferenciação entre os produtos é pequena, vende quem tem preço menor, diminuindo sua lucratividade.

    Portanto, a dica é botar a cabeça para funcionar e pensar em um jeito de se diferenciar. Visitar feiras, procurar conhecer o que empresas similares fazem em outros países, estabelecer parcerias e estar atualizado sobre as tecnologias de ponta do setor são ações a serem postas em prática.

    tales andreassi

    Escreveu até junho de 2016

    É professor e vice-diretor da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024