• Colunistas

    Tuesday, 30-Apr-2024 06:31:59 -03
    Tales Andreassi

    Persistência e teimosia

    DE SÃO PAULO

    06/04/2014 03h15

    Uma das principais características de um bom empreendedor é a persistência. Tentar, tentar, tentar, persistir até atingir o objetivo. No entanto, é importante não confundir persistência com teimosia.

    A diferença entre os dois é que, pela persistência, o empreendedor persevera para atingir seu objetivo, mas incorpora na trajetória do seu negócio as contingências que vai encontrando pelo caminho. Já a teimosia leva o empreendedor a não enxergar certas evidências, muitas delas óbvias, que acabam prejudicando a empresa e podem levá-lo à falência.

    Por que explorar contingências é tão importante? Décadas atrás, o mercado brasileiro era fechado e o que se produzia, independente da qualidade, era consumido internamente. Quem não se lembra da qualidade dos nossos computadores nos anos 1980, protegidos pela lei de reserva de mercado? Ou então nossos carros-carroças?

    Hoje em dia, as empresas têm que competir arduamente para conseguir seus clientes. E para tanto o mercado deve vir antes do produto: ou seja, antes de sair oferecendo seus serviços, as companhias devem analisar as condicionantes que afetam o mercado, tais como regulações, políticas, desejos do consumidor, tendências e outras variáveis que reduzem as chances de oferecer algo que ninguém quer.

    Há diversos exemplos de empresas que exploraram as contingências e acabaram mudando de ramo. A 3M começou como mineradora, a Jacuzzi já foi uma empresa que produzia aviões, e a Nokia, uma empresa de borracha.

    Todas elas aproveitaram "gaps" de mercado para alterar as suas estratégias e ir atrás das oportunidades identificadas.

    Por isso, é sempre muito importante que o empreendedor esteja sempre alerta, conversando e interagindo com seus consumidores para tentar encontrar essas lacunas, transformar seus produtos e melhor atender a seus clientes.

    Isso não quer dizer, no entanto, que ele deve mudar seus valores de acordo com as contingências. Valores sólidos são importantes para manter a credibilidade da empresa junto a seus clientes e funcionários.

    tales andreassi

    Escreveu até junho de 2016

    É professor e vice-diretor da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024