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    Tales Andreassi

    Como sua empresa pode ser mais produtiva

    19/04/2015 02h00

    Quando comparamos indicadores brasileiros com outros países, em um deles levamos uma grande desvantagem - a produtividade - muito abaixo de outros países, inclusive sul-americanos.

    A produtividade pode ser entendida como a relação entre o que é produzido e os fatores utilizados - pessoas, máquinas, etc. Utilizando-se os mesmos fatores, são produzidos mais bens nos Estados Unidos do que no Brasil, por exemplo.

    Existem alguns fatores que diminuem significativamente a produtividade. Pessoas com baixa qualificação, desmotivadas ou sem iniciativa é um desses fatores. O empreendedor deve treinar seus funcionários, investir na educação deles e oferecer condições de trabalho satisfatórias para retê-los.

    A qualificação da mão de obra é importante também para que a empresa consiga fazer um melhor uso de tecnologias mais avançadas. Se o funcionário não consegue ler e entender os manuais, não consegue utilizar o maquinário de forma eficiente, deixando de aproveitar todo o potencial do equipamento.

    Adicionalmente, deve evitar taxas de rotatividade muito altas, pois sempre é preciso algum tempo até o funcionário conquistar uma aprendizagem plena, especialmente quando a função exige conhecimentos técnicos mais específicos.

    Outro ponto que muito contribui para a queda da produtividade é a utilização de uma tecnologia defasada. Utilizar maquinário antigo, sem boa manutenção, gera interrupções na linha de produção, ocasionando falhas e retrabalho, o que leva consequentemente a uma menor produtividade.

    O empreendedor deve estar atento a isso, aproveitando o fato de que, para máquinas e equipamentos, há linhas especiais de empréstimos bancários, em geral com taxa de juros razoáveis.

    Em épocas de crise, a produtividade assume uma importância fundamental, pois ela acaba permitindo que a empresa consiga custos mais baixos em seus produtos e serviços.

    Como consequência, o empreendedor pode ter uma margem maior de negociação na hora de ofertar seus produtos no mercado, aumentando suas chances de sobrevivência em períodos turbulentos.

    tales andreassi

    Escreveu até junho de 2016

    É professor e vice-diretor da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP.

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