• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 06:25:01 -03
    Tales Andreassi

    O primeiro investidor

    17/05/2015 02h00

    Um dos grandes problemas de todo empreendedor é conseguir o primeiro investidor para seu negócio, aquele que realmente irá aportar dinheiro e contribuir com conhecimento para o crescimento da start-up. Não vale pai, mãe, tia...

    Houve uma época, no fim dos anos 1990, que era comum investidores aportarem dinheiro apenas lendo o plano de negócios. A consequência disso foi a bolha da internet, em que muitos faliram e investidores perderam muito dinheiro.

    Hoje, muito mais importante do que o plano, é desenvolver o protótipo do produto, clientes e fornecedores, demonstrando a viabilidade do negócio, e com isso minimizando o risco do investidor.

    Recentemente aconteceram algumas iniciativas no sentido de aproximar os empreendedores dos dispersos e invisíveis investidores anjo (pessoas que se dispõem a investir dinheiro em negócios em troca de um percentual da propriedade da empresa).

    Podem ser citadas como exemplos dessas iniciativas a criação da associação Anjos do Brasil ou os Demo Days organizados por aceleradoras e incubadoras -ocasião em que os empreendedores expõem seus negócios para um grupo de investidores convidados.

    Mesmo assim, conseguir investimentos continua sendo uma tarefa complicada, ainda mais nesses tempos de crise.

    Por isso, chamou minha atenção a iniciativa da empresa Aéroports de Paris. Em associação com duas aceleradoras de negócios da França (Parrainer la Croissance e Paris &Co.), uma vez por semana, empreendedores ocupam uma sala de negócios no aeroporto de Orly para expor suas start-ups, testar produtos e conversar com potenciais investidores que estão em trânsito.

    Afinal, quantos investidores não gastam horas esperando seus voos? Muitos deles não se importariam em bater um papo com um empreendedor ou quem sabe até investir no negócio.

    A ideia está sendo testada em Orly, mas se der certo poderá ser expandida para outros aeroportos franceses.

    Uma iniciativa simples que pode gerar resultados bem significativos.

    tales andreassi

    Escreveu até junho de 2016

    É professor e vice-diretor da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024