• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 15:38:00 -03
    Tales Andreassi

    Quer produzir mais? Relaxe!

    12/07/2015 02h00

    A vida de um empreendedor definitivamente não é fácil, ainda mais em tempos de demanda baixa.

    Nesses períodos, há sempre muita cautela na contratação de novos funcionários para evitar custos, as tarefas acabam sobrando para o dono do negócio e seu ritmo de trabalho aumenta bastante.

    Mas tenha cuidado! Trabalhar 16 horas por dia regularmente não vai levar seu negócio ao próximo patamar. Tanto seu corpo quanto sua mente devem passar por momentos de relaxamento, pois isto fará com que sua criatividade seja ativada e você consiga resolver seus problemas de forma mais inovadora.

    O relaxamento é uma técnica usada há milênios para dilatar os vasos sanguíneos e descansar os músculos, o que nos dá uma sensação de bem-estar e equilíbrio.

    Em relação ao corpo, quem tem por hábito praticar esportes antes de começar o dia de trabalho percebe que fica muito mais disposto –ânimo que ajuda não apenas a aumentar seu rendimento, como faz os problemas parecerem não tão complicados.

    O bem-estar do dono da empresa afeta diretamente o ambiente de trabalho. Nada pode ser pior do que trabalhar em uma empresa cujo empreendedor cria um clima de terror, gritando com os funcionários e os fornecedores. Em muitos casos, o funcionário desmotivado desconta no próprio cliente, o que coloca a empresa em risco.

    A internet está repleta de reclamações desse tipo, e consertar o erro é muito mais difícil do que evitar o mau serviço.

    Algumas empresas chegam a criar salas de descompressão, para que os funcionários possam relaxar e não absorver todo o stress do dia a dia na empresa.

    Isso funciona bem com o pessoal de call center, por exemplo, que tem uma rotina muito dura.

    Portanto, aproveite que julho é um mês mais tranquilo e comece a pensar em uma estratégia para tornar sua jornada menos agressiva.

    Meditar, fazer exercícios, respirar fundo e pensar duas vezes antes de brigar com funcionários e fornecedores só vai ajudar sua empresa.

    tales andreassi

    Escreveu até junho de 2016

    É professor e vice-diretor da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024