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    Tales Andreassi

    Observe as tendências

    23/08/2015 02h00

    Uma das melhores maneiras de se buscar oportunidades de negócio é observar tendências e implementar empresas que satisfaçam as necessidades geradas por elas.

    Sai na frente o empreendedor que consegue perceber essas tendências antes dos demais, já que tudo que é novo atrai mais mídia espontânea, além de fixar a marca entre os clientes ávidos por aqueles produtos.

    No dia 15 de agosto comemorou-se o dia do solteiro. Este é um público cada vez maior no Brasil, formado por pessoas que estão adiando o casamento ou simplesmente optando por viverem sós. Segundo o IBGE, o número de brasileiros que vivem sozinhos equivale a 43,3% da população adulta, ou 68 milhões de pessoas.

    Com esse dado, é possível pensar em várias opções de negócios para satisfazer este público. Alimentos vendidos em embalagens menores, serviços de limpeza doméstica, manutenção da casa durante períodos de viagens são alguns exemplos de negócios focados nas pessoas que vivem sozinhas.

    É muito importante acompanhar e interpretar os dados publicados em pesquisas do IBGE transformando essas informações em prospecções úteis para o negócio.

    Outra forma de identificar tendências é observar o que está acontecendo em outros países e depois replicar no Brasil.

    Às vezes, dá certo. Lembram-se das lan houses, os locais onde era possível usar computadores com internet e em rede? O empreendedor que as lançou no Brasil teve a ideia a partir de uma temporada de férias na Coreia do Sul. Outro exemplo recente são as paletas mexicanas.

    Mas ser o primeiro também tem seus riscos. Muitos produtos que funcionam bem no exterior não necessariamente dão certo no Brasil. Fast food de frango frito, sopas enlatadas, pizzas assadas em forno elétrico são alguns exemplos de negócios bem sucedidos em vários países e que aqui nunca decolaram.

    Por isso é importante começar devagar, testar o produto e, principalmente, fazer algumas adaptações de modo a torná-lo mais próximo do gosto do brasileiro.

    tales andreassi

    Escreveu até junho de 2016

    É professor e vice-diretor da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP.

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