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    Tales Andreassi

    Vender, vender, vender

    01/05/2016 02h00

    Em épocas de vacas magras, ter uma boa estratégia de vendas pode ser um diferencial importante para garantir a sobrevivência da empresa. E para tanto é importante que o empreendedor preste atenção a alguns pontos.

    O primeiro deles é propiciar um excelente atendimento aos clientes. Treine seus funcionários, monitore como eles prestam o serviço, questione se os clientes estão satisfeitos. No site Reclame Aqui há situações tão absurdas que fica difícil acreditar que aconteceram!

    Um profissional mal treinado ou que age de forma errada pode causar um dano irreversível ao seu negócio. Implantar uma boa ferramenta de CRM ("customer relashionship management"), que permite montar um histórico do relacionamento com clientes, é fundamental.

    É sempre muito útil conhecer sua clientela, seus gostos, onde mora, o que consome... e não custa nada mandar um cartão no aniversário, chamar pelo nome ou desejar um feliz Natal. A maioria das pessoas não liga de pagar um pouco mais em troca de um tratamento diferenciado.

    O segundo ponto é saber exatamente qual é o seu público na hora de se comunicar com ele. Em geral, os gastos em propaganda de uma pequena empresa são muito limitados, portanto não há possibilidade de engano. Quanto mais direcionada ela for, mais eficaz será.

    Outra possibilidade é investir em ofertas associativas, em que um grupo de empresas se reúne para oferecer uma promoção para atrair mais público. Um bom exemplo disso é o Restaurant Week: durante três semanas, restaurantes que participam da iniciativa oferecem um menu fixo a um preço bem convidativo.

    Ter um bom site, uma página no Facebook e uma conta no Instagram é o básico para ter sua empresa conectada na internet. E nem são necessários grandes investimentos para começar. Uma vez na rede, o empreendedor pode começar a pesquisar as opções para envio de e-mail marketing ou anúncios nesse tipo de ferramenta. Existem diversos pacotes promocionais e vai ter sempre um que cabe no seu orçamento.

    O importante é vender. E, mais importante ainda, reter os clientes!

    tales andreassi

    Escreveu até junho de 2016

    É professor e vice-diretor da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP.

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