• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 19:47:36 -03
    Tati Bernardi

    Você é chato, mala ou insuportável? Faça o teste

    DE SÃO PAULO

    02/06/2014 03h19

    Começaremos com dez pontos. Você publica foto do vinho que está tomando e usa a hashtag "em boa companhia"? Borrifa com veemência perfumes almiscarados nos pulsos? Deixa o plastiquinho protetor nos aparelhos eletrônicos? Boceja alto fazendo uma musiquinha ritmada? Sabe técnicas de venda e/ou persuasão e/ou já leu livro de neurolinguística e/ou usa "e/ou"? Fala de doenças com um misto de nojo e encantamento como se fossem obras de arte dadaístas? Já falou alguma vez na vida a frase "vou pra Ibiiiiza, meeeeeu". Conta nos mínimos detalhes alguma história emocionante tipo "o dia que o manobrista demorou pra trazer seu carro e você fez um puuuta escândalo"? Há doze anos responde convites com "não vou poder por causa da minha monografia"?

    Aumentamos para vinte. Você chama seu namorado de "vida" ou "môre" ou "benhê" e não é piada? Fala "hoje tem festa no céu" quando morre um cantor/ator famoso conhecido por ser um tipo feliz? Você usa termos como: fabuloso, memorável, aprazível e agradabilíssimo? Faz beiço sexy com dedo paz e amor e usa a hashtag "amo muito tudo isso"? Fala "linha tênue" quando quer parecer profundo dando um conselho? Usa blazer cotelê com All star e só por isso acha que pode transar com todas as mulheres do mundo? Você chama demissão de projeto pessoal e pé na bunda de "não é fácil namorar com uma pessoa incrível como eu"? Tá sempre triste e acredita do fundo da sua alma que isso é também problema dos outros? Você fala "do fundo de minha alma"?

    Agora vale trinta. Você usa pulseira de pano com as cores da regata do Bob Marley e já acabou a faculdade tem mais de dez anos? Insiste em stay in touch with me through Linkedin? Usa fotos maquiadas do dia do seu casamento nas redes sociais? Você acha sinceramente que fumar na janela não empesteia o carro inteiro? Dá "miniarrotinhos implosivos" seguidos de um golfo em spray quando bebe cerveja? Acha mesmo que só porque faz meditação e leu cinco páginas do Osho é melhor do que os outros seres humanos afogados em sódio e ego? Acha que sua angústia é um chamado artístico pra mudar o mundo? Desdenha da burguesia confortavelmente em sua poltrona mole? Fala muito e alto e sem parar e se alguém reclama diz que não tem culpa de ser "assim tão intenso"? Aliás, se você se auto-intitula "intenso" já pode pular pro cinqüenta lá embaixo.

    Quarentinha. Você deixou de ter qualquer interesse na vida além da existência de seu pequeno rebento de dois anos que tem até conta no Instagram? Você comenta as cenas do filme no cinema achando que sabe sussurrar ou, pior, se vê obrigado a explicar o filme pra anta da sua namorada que te acha um gênio? Escreve "viagem maravilhosa com amigos que eu amo" embaixo de uma foto brega com gente que você odeia só pro teu ex namorado achar que você não está querendo morrer? Escreve "partiu treino" no Instagram e fotografa seus pés num tênis neon tentando provar ao mundo que é realmente feliz às seis da manhã de uma manhã fria? Coloca Sade pra transar? Você é ator ou atriz? Se for atriz some mais cinco pontos. Você dá dicas de "como viver melhor" em algum site ou revista e acredita piamente que não é auto-ajuda só porque cursou filosofia? Se acha inteligente só porque sabe citar vinte e sete intelectuais por parágrafo quando pedem sua opinião?

    Chegamos ao cinqüenta. Você anda de salto alto pela casa pouco se importando com o vizinho do andar de baixo? Para o carro em fila dupla pra pegar seu filho e suborna o guardinha? Buzina estilo desopilando o fígado se a pessoa da frente demora dois segundos pra ver que está verde? Acha idiota ter carro e vive pedindo carona pra quem tem? Nunca escreveu uma historinha de duas linhas na vida mas manda inbox pra escritor perguntando "como faz pra ser escritor"? Faz parte dos batuqueiros da PUC que toda sexta infernizam a vida dos trabalhadores do bairro de Perdizes? Sofre de um desejo intenso de fazer selfie quando entra num elevador? Odeia a Globo porque "na época da ditadura"? Pede pras pessoas levarem comida e bebida e dinheiro e som e amigos e saco pra lixo e sobremesa na festa que você decidiu fazer mas não quer ter nenhum trabalho e nem gastar nenhum dinheiro? Sorve o café fazendo barulho de língua safada? Tilinta as unhas compridas e pontudas na mesa achando que é Mozart? Faz happy hour na Vila Olímpia toda quinta crente que ta vivendo a vida louca? Diz coisas como "o mundo conspira a favor de quem é verdadeiro com seus próprios desejos" ou "a única pessoa que realmente pode fazer algo por você está no seu espelho" crente que tá sapateando na cara dos civis não iluminados? Você chama sua família de "benção" ou "presente"? Você usa vestido ripongo de alcinha por cima de camiseta de manga comprida? Você já fez curso de clown? Você usa a palavra "autoconhecimento" pra falar de autoconhecimento?

    Chato, de dez a 300 pontos. Mala, de 310 a 500 pontos. Insuportável, ao infinito.

    tati bernardi

    É escritora, redatora, roteirista de cinema e televisão e tem quatro livros publicados. Escreve às sextas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024