• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 09:47:26 -03
    Teté Martinho

    Loja francesa de materiais de construção tem boas sacadas domésticas

    02/06/2013 02h30

    Até a Leroy Merlin chegar ao Brasil, em 1998, sair para fazer compras em lojas de materiais de construção não era exatamente algo que animasse. Feias, gigantes e bagunçadas, elas ainda se limitavam àquele gênero de produto que não dá o menor prazer de comprar, tipo tijolo e cimento.

    Apesar do nome estranho e do conceito alienígena --a tal da bricolagem--, a rede francesa mudaria tudo. Demorou pouco para o povo abrasileirar o nome e entender o espírito da oferta, que agrega às matérias-primas uma quantidade igualmente industrial de itens para melhorar a casa na base do faça-você-mesmo, de capas de almofada a lareiras pré-fabricadas.

    Para virar um programão, a loja também contou com organização jamais vista no ramo, um exército de caixas treinados para liberar todo mundo rápido, um crediário descomplicado e um expresso decente. Fora sacadas como a ocupação vertical do espaço, com displays avançando parede acima --o melhor é o das banheiras de hidromassagem.

    Rogerio Canella/Folhapress
    Leroy Merlin revela lado pop das lojas de materiais de construção
    Leroy Merlin revela lado pop das lojas de materiais de construção

    Dividido em um sem-número de categorias, boa parte oferecendo farto corredor de opções, o mix de acabamentos, ferramentas, itens decorativos e "soluções" domésticas é garantia de entretenimento. Enquanto os rapazes se divertem com disjuntores e polias, as moças se afundam em cortinas, velas, caixas para guardar tralhas --um dos clássicos da loja-- e plásticos coloridos.

    Concebido para agradar a muitos, o padrão de gosto é convencional. Mas, se setores como iluminação e tapetes tendem ao pesado, dá para salvar muita coisa "alegre" em outros corredores, entre listrados, floridos e lisos em cores vivas.

    Por último, mas fundamental, o preço não abusa e sempre se acha uma pechincha.

    CONCLUSÃO: me chama que eu vou

    Leroy Merlin. Av. Presidente Castelo Branco, 6.061, Barra Funda, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/4020-5376

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024