• Colunistas

    Tuesday, 30-Apr-2024 20:52:48 -03
    Tostão

    Momento dos sul-americanos

    DE SÃO PAULO

    25/05/2014 02h00

    Os times brasileiros e sul-americanos estão fracos, e as seleções, fortes. A razão principal é óbvia, a saída dos melhores jogadores para a Europa, onde várias equipes são superiores às seleções de seus países.

    Mas não é só por isso. Nos últimos tempos, os europeus, preocupados com o lucro, com a segurança nos estádios e com a qualidade do espetáculo, melhoraram os gramados, deram mais conforto aos torcedores (clientes) e fizeram campeonatos mais organizados.

    Misturaram a disciplina europeia e a troca de passes com segurança, geralmente com dois toques, para não perderem a bola, com a fantasia e a improvisação dos atletas sul-americanos importados. A habilidade não é mais privilégio do Brasil.

    Enquanto isso, o futebol brasileiro foi em outro caminho. Os campeonatos são desorganizados e os jogos tumultuados, truncados, com excesso de faltas, de simulações e de jogadas aéreas. Predominam, do meio para frente, jogadores velozes, alguns habilidosos, mas de pouca técnica. Walter é uma das exceções.

    Os campeonatos europeus são tão organizados, os gramados, tão bons, e os estádios ficam tão cheios, que qualquer jogo medíocre se torna interessante.

    O fato de os melhores jogadores sul-americanos atuarem nas grandes equipes da Europa, onde assimilam a disciplina tática, facilita para Felipão e para os outros treinadores das seleções.

    As seleções sul-americanas e europeias possuem estratégias parecidas. Evidentemente, há particularidades. A do Brasil é pressionar no início, assustar o adversário, fazer logo um gol e empolgar o torcedor. Deu certo na Copa das Confederações.

    A do Chile, dirigido por Sampaoli, aprendiz de Loco Bielsa, é ocupar o campo do adversário, como faz Guardiola no Bayern e fez no Barcelona. Como os zagueiros e o goleiro chilenos são apenas razoáveis, é um risco contra grandes seleções, por deixar muitos espaços na defesa, para o contra-ataque.

    Esses técnicos, e outros poucos, fogem do lugar-comum. É bom ver suas equipes jogarem, mesmo nas derrotas. Pena que só Sampaoli estará na Copa. São técnicos disciplinados, organizados e fascinados por títulos. Mas querem ir além da vitória, impor o estilo e ganhar com brilho. São loucos racionais, que gostam de deformar o estabelecido. Lembro-me de Romário, que, enquanto todos os defensores iam para um lado, ia para o outro, esperar a bola e fazer o gol.

    Os treinadores, e outros tipos de profissionais de destaque, estão sendo transformados em personagens, garotos-propaganda, celebridades. O personagem, cada vez mais, se descola e se torna mais importante que a pessoa e o profissional. Há uma grande curiosidade sobre o que fazem e falam os personagens, mesmo quando não têm nada para dizer. As celebridades já estão chegando para a Copa.

    tostão

    Médico e ex-jogador, é um dos heróis da conquista da Copa de 1970. Afastou-se dos campos devido a um problema de descolamento da retina. Escreve às quartas-feiras
    e aos domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024