• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 11:02:09 -03
    Vaivém

    Produção de milho nos EUA volta a se recuperar

    11/05/2013 03h00

    Os Estados Unidos vão semear uma área recorde de milho nesta safra 2013/14, mas a produção não ficará nos patamares esperados inicialmente pelo mercado.

    Com o clima desfavorável e o atraso no plantio, a estimativa de ontem do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) é de 359 milhões de toneladas.

    No ano passado, com uma área menor, as estimativas iniciais indicavam 373 milhões de toneladas, um volume que ficou 100 milhões abaixo devido à seca.

    A América do Sul também caminha para um recorde de produção do cereal, repetindo o bom desempenho deste ano, segundo o Usda. Apenas as produções brasileira e argentina deverão atingir próximo de 100 milhões de toneladas no período 2013/14.

    Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, a China entra na lista de grandes importadores de milho. Após a compra de 3 milhões de toneladas na safra 2012/13, os chineses vão buscar outros 7 milhões no mercado externo nesta.

    Na avaliação da safra de soja, o Usda indica que os EUA devem colher 92 milhões de toneladas da oleaginosa, um volume bem superior aos 82 milhões do ano passado.

    A América do Sul se consolida como a principal região produtora no mundo. A safra que ainda será semeada na região deverá render acima de 150 milhões de toneladas.

    Apenas Brasil e Argentina atingirão 140 milhões, se a estimativa do órgão norte-americano se concretizar.

    Os EUA estimaram também a produção mundial de milho e de soja. Esta última deverá atingir 285,5 milhões de toneladas no período que se inicia, enquanto a do cereal subirá para 966 milhões de toneladas.

    *

    Frango
    Oferta da ave deverá diminuir neste ano

    Este ano será marcado por uma oferta menor de carne de frango, segundo a Ubabef (associação do setor).

    Os produtores alojaram 46,5 milhões matrizes em 2012 e o resultado será um mercado equilibrado e produção menor de carne, diz Ricardo Santin, da Ubabef. "É uma readequação do setor.

    *

    Novos participantes As produtoras de laranja Cocamar e a Alicitros aderiram ao Consecitrus. Com isso, o mercado vê novas chances de o Cade liberar o início dos trabalhos técnicos desse conselho.

    Batalha O Consecitrus foi assinado em 18 de abril de 2012 entre CitrusBR e Sociedade Rural Brasileira. Desde então diversas batalhas judiciais vêm acontecendo no âmbito do Cade, com questionamentos entre produtores de laranja e indústrias.

    Produtores Nas próximas semanas o Consecitrus deverá receber a filiação da Unicitrus. Essa entidade é formada por grandes produtores paulista, que devem representar 100 milhões de caixas de laranja por ano.

    Queda A produção de laranja da Flórida recua para 138 milhões de caixas nesta safra, 6% menos do que na anterior, divulgou ontem o Usda. Assim como no Brasil, os norte-americanos vivem cada vez mais com o ônus do avanço das doenças.

    *

    Suíno
    Preço encerra a semana em queda em SP

    Nem mesmo a melhora na demanda na última semana, devido ao Dia das Mães, fez o preço do suíno reagir nas praças de negociação do interior paulista. Segundo a Folha, ontem, a arroba do animal foi negociada, na média, a R$ 46,30, com redução de 0,9% no dia e 13,3% em 30 dias.

    Vaivém das Commodities

    Por Mauro Zafalon

    Vaivém das Commodities

    Mauro Zafalon é jornalista e, em duas passagens pela Folha, soma 40 anos de jornal. Escreve sobre commodities e pecuária. Escreve de terça a sábado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024