• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 18:23:51 -03
    Vaivém - Mauro Zafalon

    Na Argentina, as manifestações são no campo

    27/06/2013 03h00

    Enquanto as manifestações no Brasil ocupam as ruas das principais cidades, as da Argentina se voltam para o campo, com paradas programadas em várias regiões produtoras do país.

    Os protestos na Argentina se voltam contra a política do governo para o setor agropecuário. E eles têm bons motivos para essas manifestações.

    Líderes mundiais nas exportações de carnes no passado, os argentinos hoje não estão mais entre os dez principais exportadores.

    O cenário para o trigo não é diferente. Importantes exportadores mundiais do cereal, inclusive para o Brasil, os vizinhos diminuíram muito a presença no mercado mundial com esse produto.

    Os produtores de carne bovina e de trigo reclamam das interferências do governo no setor, provocando queda artificial de preços e impedindo as exportações.

    O país ainda vai bem na produção de soja e de milho, onde consegue recordes. Esses avanços, no entanto, não refletem no bolso dos produtores, devido às limitações e impostos nas exportações.

    Enquanto o produtor brasileiro sofre com a ausência do governo no setor, principalmente no provimento de logística adequada, o argentino enfrenta o excesso de interferência governamental, principalmente na adoção de políticas populistas.

    Os dados mais recentes do setor de carne bovina indicam que as exportações mensais atingem média de 7.000 toneladas por mês neste ano. Em 2005, a média mensal era de 48 mil.

    No caso do trigo, a produção foi inferior a 10 milhões de toneladas, enquanto a moagem de maio caiu 9% em relação à de igual mês do ano passado. As exportações de farinha foram 52% menores.

    *

    Soja A produtividade média da soja patina próximo de 50 sacas por hectare há vários anos, não só no Brasil como também nos demais países produtores.

    Novos patamares A busca por uma produtividade maior e a necessidade de elevar renda diante dos custos crescentes têm levado muitos produtores a procurar novos patamares.

    Crescente Encontro do Cesb (Comitê Estratégico Soja Brasil) divulgará hoje, em Cascavel (PR), que um produtor do Sul atingiu 110 sacas por hectare. No ano passado, o limite tinha sido 108 sacas.

    Rodrigo Baleia-27.mar.2010/Folhapress
    Estração de minério de ferro, em Carajás (PA)
    Estração de minério de ferro, em Carajás (PA)

    Monsanto Os lucros da empresa atingiram US$ 909 milhões no terceiro trimestre do ano fiscal, 3% menos do que em igual período do ano passado.

    Chuva atrapalha A moagem de cana-de-açúcar da primeira quinzena deste mês ficou em 35,1 milhões de toneladas nas usinas paulistas, segundo levantamento da Unica (entidade que congrega as usinas).

    Sem mudanças Esse volume moído ficou praticamente igual ao da quinzena anterior, quando as chuvas também haviam impedido as máquinas de irem a campo.

    Álcool Os dados acumulados do setor indicam uma produção de 6,3 bilhões de litros de álcool nesta safra, 75% mais do que em 2012.

    Açúcar A produção soma 7,4 milhões de toneladas, 51% mais do que em 2012.

    *

    Agropecuária ocupa 19% da área do Estado, diz IBGE

    A área agropecuária ocupa 238 mil quilômetros km², 19,1% do território do Estado. A maior parte é utilizada para pastagem, que soma 187 mil km², segundo estudo divulgado ontem pelo IBGE.

    A área ocupada com mineração soma 1.216 km². Desta, 216 mil são de mineração metálica, aponta o estudo.

    Vaivém das Commodities

    Por Mauro Zafalon

    Vaivém das Commodities

    Mauro Zafalon é jornalista e, em duas passagens pela Folha, soma 40 anos de jornal. Escreve sobre commodities e pecuária. Escreve de terça a sábado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024